Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Alesc realizará sessões itinerantes em 2026

Foto: Arquivo/Agência AL

Por: Ewaldo Willerding Neto

27/02/2026 - 10:02 - Atualizada em: 27/02/2026 - 10:11

Em 2026, a Alesc realizará novas sessões itinerantes,reafirmando o compromisso do Parlamento catarinense com a descentralização de suas atividades e a aproximação com a população. A primeira sessão ocorrerá nos dias 24 e 25 de março, no município de Curitibanos, atendendo a região da Serra catarinense. A segunda está prevista para o mês de maio, com data e local a serem definidos pela Bancada do Sul, conforme a organização regional e o calendário legislativo.

As sessões itinerantes foram lançadas em 2024, com o objetivo aproximar o Poder Legislativo Estadual da população catarinense, garantindo que o Parlamento esteja mais presente nas regiões e atento às demandas locais. A iniciativa promove a transferência temporária da sede do Poder Legislativo para municípios do interior, permitindo que deputados, servidores e a sociedade civil participem diretamente das atividades parlamentares.

O programa foi instituído pela Resolução nº 2, de 2 de maio de 2024, e alterado pela Resolução nº 5, de 17 de junho de 2024, como parte das comemorações dos 190 anos do Parlamento catarinense. Em 2025, a Alesc Itinerante foi realizada nos municípios de São Miguel do Oeste, Mafra e Balneário Camboriú. Nessas edições, foram aprovados 109 projetos, com a participação de 93 entidades.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Ao considerar os dois anos de execução do programa, os resultados demonstram sua efetividade: 266 entidades participantes e 330 matérias aprovadas durante as Sessões Itinerantes, números que evidenciam o fortalecimento do diálogo entre o Parlamento e a sociedade catarinense.

Além das edições mais recentes, a Assembleia Legislativa já realizou sessões itinerantes em municípios como Blumenau, Joinville, Criciúma, Lages e Chapecó, ampliando a presença institucional em todas as regiões do estado.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.