No ano em que comemora 50 anos de história, o Joinville Esporte Clube amarga um dos capítulos mais dolorosos de sua trajetória ao ser rebaixado para a Série B do Campeonato Catarinense. A queda foi confirmada após a vitória do Marcílio Dias por 1 a 0 sobre o Figueirense, na noite de sexta-feira (20), pela quarta rodada do quadrangular do rebaixamento.
Com o resultado, o Marcílio chegou a 10 pontos, enquanto o JEC permaneceu com três. Restando apenas duas rodadas, o Tricolor pode atingir no máximo nove pontos e não tem mais chances matemáticas de evitar a queda.
O Tricolor ainda cumpre tabela nas duas rodadas finais. Na próxima sexta-feira, em partida com portões fechados, recebe o Figueirense na Arena Joinville — um empate ou vitória rebaixa também o adversário. Na última rodada, encerra a participação fora de casa, contra o Marcílio Dias, em Itajaí.
Doze vezes campeão estadual, o Joinville tem títulos nacionais importantes na história, como a Série C do Brasileiro em 2011 e a Série B em 2014, chegando a disputar a elite do futebol brasileiro em 2015.
Apesar da queda no Catarinense, o JEC ainda disputa a segunda fase da Copa do Brasil contra o CSA, no dia 24 de fevereiro, às 19h, na Arena Joinville. Depois, tem a Série D do Campeonato Brasileiro, vaga conquistada por meio da campanha no Catarinense de 2025.