Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Procuradoria da Mulher de Jaraguá do Sul alinha metas para 2026 e analisa 2025

Foto: Divulgação/CVJS

Por: Elisângela Pezzutti

20/02/2026 - 14:02 - Atualizada em: 20/02/2026 - 14:34

Na tarde dessa quinta-feira (19), a Procuradoria da Mulher promoveu uma reunião com membros e servidores da Câmara Municipal na sede do Legislativo Jaraguaense. Na ocasião, os objetivos, eventos e ações que serão realizadas ao longo do ano foram definidas, e uma avaliação de 2025 foi realizada.

Entre os presentes, estiveram a procuradora da mulher, vereadora Professora Natália Lúcia Petry (MDB), o procurador adjunto, vereador Delegado Mioto (União) e membro, vereadora Sirley Schappo (Novo).

Entre os eventos que contarão com a participação do órgão, estão o do Comdim (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher), em 7 de março, das 9h às 12h, na Praça Ângelo Piazera, e o VI Encontro Nacional de Procuradoras da Mulher, em 18 de março, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). O mês da mulher também contemplará palestras para a comunidade para conscientização e sensibilização para a proteção dos direitos das mulheres.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Outro tópico priorizado foi a criação de um fluxo para atendimento de vítimas, em caso de ausência dos titulares da Procuradoria. A expectativa é que a revisão facilite o encaminhamento de casos de violência, discriminação ou abuso de forma mais rápida e eficiente, com um protocolo definido.

A aproximação com as escolas com o Legislativo por meio do programa Procuradoria da Mulher em Ação, que teve uma avaliação positiva pelos resultados apresentados em 2025, assim como a situação do credenciamento da Casa Izabel, inaugurada no ano passado, junto à Prefeitura, também estiveram na pauta da reunião. Entre os planos, está o de desenvolver parcerias com instituições de ensino superior para a criação de um programa de estágio que ofereça auxilia às atividades da Procuradoria.

A Procuradoria da Mulher foi inaugurada em 2021, após aprovação de lei em Plenário, com uma ampliação realizada em 2025, que estende o atendimento a grupos em situação de vulnerabilidade, como idosos e jovens. Além de realizar atividades em conjunto com órgãos públicos e com munícipes para a prevenção da violência contra a mulher, seus membros fazem a orientação de vítimas e acolhe casos de violência, discriminação e violência de gênero.

O foco do órgão também inclui a fiscalização e acompanhamento de políticas públicas voltadas ao tema, o desenvolvimento de campanhas educativas e o incentivo à participação feminina na política.

Sabe de algum caso de violência doméstica? Denuncie neste link: FAÇA SUA DENÚNCIA À PROCURADORIA DA MULHER

Contatos

Fone Procuradoria da Mulher: (47) 3307-3200

WhatsApp: (47) 9 9215-2036

E-mail: [email protected]

Atendimento presencial: Rua dos Imigrantes, n° 500, bloco K, bairro Rau, Jaraguá do Sul-SC (anexo à Católica de SC)

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.