Com o objetivo de promover a cidade como um dos principais destinos nacionais para negócios e investimentos, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, firmou um Termo de Colaboração com o Join.Valle, instituição que promove a inovação e o empreendedorismo e fortalece o ecossistema da região.
Por meio de ações conjuntas, Joinville deve ganhar mais visibilidade, sendo projetada como um ambiente competitivo, inovador e preparado para receber novos empreendimentos.
Como características fortes que embasam esse trabalho, estão a sólida base industrial de Joinville, suas vocações para a inovação e o empreendedorismo, bem como sua infraestrutura urbana, logística e produtiva.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, William Escher, o Termo de Colaboração com o Join.Valle representa um importante marco para a promoção da cidade e do seu ecossistema de inovação.
“A parceria vai trazer dinamismo para a atração de novos investidores e, também, ao fomento da inovação por meio de novos programas e da desburocratização de ideias e projetos que a Prefeitura pretende executar, e que só se tornam possíveis por meio desse convênio”, afirma.
Já o diretor executivo do Join.Valle, Rogers Pereira, destaca não apenas o reconhecimento institucional como entidade estratégica na promoção econômica da cidade, como também a consolidação da parceria com empresas, universidades e lideranças locais dentro das diretrizes do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Municipal (Pedem) de Joinville.
“Mais do que um instrumento jurídico, trata-se da convergência entre política pública e mobilização da sociedade civil organizada para posicionar Joinville como um dos principais destinos para negócios e investimentos do Brasil, conforme previsto no objeto do Termo de Colaboração”, reitera o diretor.
Plano de ação
O Termo de Colaboração firmado entre a Prefeitura de Joinville e o Join.Valle é fundamentado na Lei Federal 13.019/2014, que regulamenta as parcerias entre a administração pública e organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação.
A vigência da parceria é até janeiro de 2028, com investimento de R$ 1,25 milhão, que será distribuído durante o período, conforme plano de trabalho pactuado entre as partes.
A iniciativa integra a estratégia de fortalecimento do Pedem e contempla ações estruturadas em quatro eixos principais.
No eixo de promoção institucional, estão previstas a participação da cidade em eventos nacionais e internacionais, roadshows e produção de conteúdos voltados à promoção econômica da cidade.
Como ações voltadas à atração de investimentos, estão apoio à recepção de delegações, missões internacionais e visitas técnicas a polos industriais, logísticos e de inovação.
Já para o fomento à inovação e ao empreendedorismo, devem ser impulsionadas iniciativas como hackathons, jornadas empreendedoras, programas de pré-incubação e aceleração.
Na articulação com o mercado e inteligência econômica, serão contemplados encontros com lideranças empresariais, apoio a eventos estratégicos e a realização de estudos e levantamentos que subsidiem políticas públicas de desenvolvimento.
“Com isso, o Join.Valle contribui para ampliar o alcance das políticas públicas, atuar com agilidade na prospecção de oportunidades e fortalecer a imagem de Joinville como polo industrial, inovador e competitivo no cenário nacional e internacional”, completa Rogers Pereira.