A busca dos brasileiros por crédito no Sul do país fechou 2025 com alta em todas as suas Unidades Federativas (UFs), segundo dados do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. O maior crescimento foi no Rio Grande do Sul, com 16,5%. O Paraná vem na sequência, com 16,1%, e Santa Catarina registrou 15,5%.
No país, a busca dos brasileiros por crédito fechou 2025 com alta de 14% no acumulado anual. O resultado sucede o crescimento de 9,5% registrado em 2024.
A economista-chefe da Serasa Experian, Camila Abdelmalack, explica que o resultado reflete o ambiente macroeconômico observado ao longo do ano.
“A trajetória da demanda por crédito em 2025 revela um movimento mais disseminado ao longo do ano, com crescimento presente em todas as regiões e faixas de renda. Diferentemente do observado no ciclo de aperto entre 2021 e 2022, quando a elevação da Selic até 13,75% conteve a procura por crédito, o avanço recente ocorre mesmo em um ambiente ainda de juros elevados, como Selic em 15,00% desde junho de 2025. Esse comportamento sugere uma mudança na natureza da demanda, sobretudo entre os consumidores de menor renda, para os quais o crédito tem sido cada vez mais utilizado como instrumento de ajuste financeiro diante da desaceleração da atividade e da pressão sobre o orçamento das famílias.”
O Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito revelou ainda que, em 2025, os consumidores de menor renda mensal foram os que puxaram o maior crescimento na busca por recursos financeiros. Aqueles com renda de até 1 salário-mínimo registraram alta de 19,5%, seguidos pelos consumidores com rendimentos entre 1 e 2 salários-mínimos, com avanço de 19,4% no acumulado do ano. Já o menor crescimento foi observado entre os consumidores com renda entre 2 e 5 salários-mínimos, que apresentaram variação de 2,2%.
Crescimento da demanda por crédito em todas as Unidades Federativas (UFs)
A tendência de alta do indicador foi identificada em todas as Unidades Federativas ao longo de 2025, ainda que com intensidades distintas. Os maiores avanços no acumulado do ano foram registrados em Roraima (23,1%), Amazonas (21,6%), Acre (19,7%), Tocantins (19,4%) e Alagoas (17,3%), colocando as regiões Norte e Nordeste como principais na busca dos consumidores por crédito.
Variação anual também registra alta
Na análise da variação anual, o mês de dezembro de 2025 apresentou crescimento de 34% na demanda dos consumidores por crédito em comparação com o mesmo mês do ano anterior. A alta foi observada em todas as faixas de renda.