Neste mês de fevereiro, Joinville consolida um movimento que ajuda a dimensionar o peso crescente da educação superior catarinense e da formação na área da saúde. A Faculdade CENSUPEG concentrará todas as suas atividades em um campus de 15 mil metros quadrados, instalado em um prédio histórico da Avenida Getúlio Vargas, no bairro Anita Garibaldi, ampliando de forma significativa sua escala de operação.
A sede está localizada em uma região valorizada e bem conectada, próxima ao centro da cidade e à BR-101. A estrutura conta com mais de 45 salas de aula, além de um anfiteatro com capacidade para aproximadamente 800 pessoas, destinado a grandes eventos acadêmicos, científicos e institucionais.
O imóvel é conhecido na cidade por ter abrigado, historicamente, a Faculdade CNEC de Joinville (Faculdade Cenecista), sendo um prédio tradicional no cenário educacional local. A Faculdade CNEC continuará suas atividades no Colégio CNEC Elias Moreira, localizado em um espaço anexo ao prédio, mantendo sua operação de forma independente.
A nova infraestrutura acadêmica tem capacidade para atender cerca de 15 mil estudantes e reunirá, em um único endereço, ensino presencial, semipresencial, EAD e estrutura administrativa. Genuinamente joinvilense, fundada em 2007, a Faculdade construiu história no maior município catarinense, liderada pelo seu diretor-presidente, professor Sandro Albino Albano.
Só na área da saúde abrigará sete cursos de graduação na modalidade presencial- Odontologia, Enfermagem, Psicologia, Medicina e, com a nova sede, o lançamento dos novos cursos presenciais Biomedicina, Nutrição e Fisioterapia. Ainda em saúde, a pós-graduação continuará oferecendo os cursos de Enfermagem Obstétrica e Ginecológica, Urgência e Emergência, UTI – Adulto, Pediátrico e Neonatal e Enfermagem Aeroespacial.
Novo espaço com Centro de Medicina
O principal vetor de inovação está na implantação de um Centro de Simulação Realística em Medicina. O diretor-presidente do Grupo CENSUPEG, professor doutor Sandro Albino Albano, explica que o Centro de Medicina ocupará cerca de 3 mil metros quadrados e demandará investimentos estimados em R$ 15 milhões até 2028, somados aos R$ 3 milhões aplicados na primeira fase de adequação do campus. A estrutura será voltada a simulações clínicas de alta complexidade, com uso intensivo de tecnologia, e amplia a capacidade local de formação médica e de profissionais da saúde. No curso de Medicina, são mais de 120 estudantes matriculados, com expectativa de preenchimento das 180 vagas autorizadas pelo MEC já em 2026, o que reforça a formação de capital humano estratégico para a região norte catarinense.
Oportunidades
A mudança física vem acompanhada de expansão acadêmica e de pessoal. Atualmente, a instituição reúne mais de 3 mil alunos em Joinville e projeta a atuação de cerca de 200 profissionais em 2026, entre docentes e técnicos-administrativos, com crescimento gradual do quadro. A instituição iniciou a contratação de novos docentes e, segundo professor Sandro, em breve, abrirá novas vagas para profissionais técnico-administrativos. O início das atividades da graduação presencial no novo campus está previsto para 23 de fevereiro.