Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Jaraguá do Sul recebe o Dia Mundial da Criatividade 2026

Divulgação/WCD

Por: Pedro Leal

11/02/2026 - 16:02 - Atualizada em: 11/02/2026 - 16:58

Jaraguá do Sul está confirmada mais uma vez como uma das sedes do Dia Mundial da Criatividade 2026, o maior movimento colaborativo dedicado à criatividade e à inovação no mundo. O evento acontece entre os dias 21 a 23 de abril, com uma programação gratuita distribuída por diferentes espaços da cidade.

Ao longo dos cinco dias, workshops, palestras, painéis, performances artísticas e experiências colaborativas irão reunir profissionais, estudantes, empreendedores, artistas e a comunidade em geral, promovendo conexões, aprendizado e transformação social por meio da criatividade.

Um movimento global que acontece nas cidades

Criado no Brasil e atualmente presente em dezenas de cidades no país e no exterior, o Dia Mundial da Criatividade acontece simultaneamente em diferentes territórios. A iniciativa reforça a criatividade como uma competência essencial para enfrentar desafios sociais, econômicos e culturais contemporâneos.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

“Desde sua criação, o Dia Mundial da Criatividade é um convite para compreender a criatividade como um recurso estratégico para o desenvolvimento humano e social. Ver esse movimento chegar a tantas cidades brasileiras demonstra a força da colaboração e do protagonismo local”, afirma Lucas Foster, fundador da iniciativa.

Mobilização comunitária como base do evento

O Dia Mundial da Criatividade adota um modelo descentralizado, que depende da participação ativa da comunidade local. Em cada cidade, voluntários, inspiradores, anfitriões e parceiros tornam possível a realização das atividades e a construção de um legado positivo para o território.

“A criatividade só gera impacto real quando se conecta às comunidades, às cidades e às pessoas. É no nível local que o reconhecimento global se transforma em desenvolvimento, inclusão e soluções concretas para os desafios do nosso tempo”, destaca Edna dos Santos-Duisenberg, cofundadora da World Creativity Organization e vice-presidente de Parcerias Internacionais.

Liderança local

Em Jaraguá do Sul, o Dia Mundial da Criatividade será liderado por Bruni Hubner, especialista em educação musical, coordenadora e professora na Bruni Escola de Música.

“Receber o Dia Mundial da Criatividade em Jaraguá do Sul é uma oportunidade de valorizar talentos locais e conectar nossa comunidade a um movimento global. Para que essa edição seja memorável, contamos com a participação ativa de voluntários, inspiradores, anfitriões e parceiros da nossa cidade”, afirma Bruni.

Como participar

As inscrições para quem deseja colaborar com o evento como voluntário, inspirador ou anfitrião estarão abertas em breve e podem ser feitas pelo site worldcreativityday.com/brazil. Basta selecionar o nome da cidade e escolher a forma de envolvimento.

O evento em Jaraguá do Sul conta com os mantenedores VêMais e UniSociesc. Empresas interessadas em fortalecer a criatividade, a inovação e o desenvolvimento local podem participar como apoiadoras do projeto. Para saber mais sobre como apoiar o Dia Mundial da Criatividade e associar sua marca a essa iniciativa global, entre em contato com a organização local através do WhastApp (47) 9 9118-3883 ou pelo e-mail [email protected].

Sobre o Dia Mundial da Criatividade

Criado no Brasil em 2014, por Lucas Foster, o Dia Mundial da Criatividade tornou-se uma iniciativa global a partir de 2018, ano em que a Organização das Nações Unidas instituiu o dia 21 de abril como o Dia Mundial da Criatividade e Inovação.

O movimento é uma iniciativa da World Creativity Organization, que atua globalmente para fortalecer a criatividade como matéria-prima para o desenvolvimento humano, social e econômico sustentável no século XXI.

Serviço

O que: Dia Mundial da Criatividade (World Creativity Day)
Quando: 21 a 23 de abril
Onde: Diversos espaços de Jaraguá do Sul
Quanto: Evento gratuito
Mais informações: @jaraguacriativa

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).