Em clima de entrosamento e networking, os alunos classificados para o programa de empreendedores Join.Cubo 2026, da Prefeitura de Joinville, participaram da aula inaugural da 11ª turma da formação, nesta terça-feira (10/2), no O Farol.
O evento teve a participação do empresário José Fernando Fix, que compartilhou experiências e vivências da sua trajetória profissional como empreendedor.
Sem cobrança, o programa Join.Cubo tem o objetivo de fomentar e capacitar empreendedores e profissionais que desejam iniciar ou alavancar o seu próprio negócio e vem atraindo cada vez mais participantes. Neste ano, mais de 300 candidatos se inscreveram para as 90 vagas disponibilizadas para a formação.
“O programa vem crescendo e evoluindo ao longo dos anos. Tínhamos 60 vagas, passamos para 80 e agora oferecemos 90 vagas. Isso mostra a necessidade de termos mais ensino sobre empreendedorismo na cidade. Os alunos selecionados terão a oportunidade de aprender semanalmente”, destaca William Escher, secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Joinville.
Um ano de aulas, assessorias e conhecimento abrangente
A formação do Join.Cubo tem duração de um ano. Nos primeiros seis meses, os alunos têm encontros semanais em que são apresentados conteúdos sobre marketing, precificação, gestão administrativa e financeira, relacionamento com clientes e fornecedores, além de outras áreas pertinentes à administração de um negócio.
Além disso, a cada semana também são ofertadas mais 20 vagas para o público que deseja participar apenas de módulos específicos da formação. Já no segundo semestre ocorrem as assessorias individuais ao empreendimento de cada aluno.
O secretário reforça a importância do programa como uma das estratégias da Prefeitura que contribuem para incentivar o perfil inovador e empreendedor da cidade.
“O ambiente de negócios em Joinville é muito pujante. Nosso objetivo é que a cidade continue empreendendo e, com o Join.Cubo, ajudamos a ensinar o empreendedor a crescer de forma sustentável”, afirma William.
Aprender para crescer
Há cerca de oito anos, o gaúcho Milton Farikoski conheceu o empreendedorismo. À época, quando ainda atuava como servidor público, iniciou a venda de cosméticos e deslanchou. Novas oportunidades surgiram e, hoje, no ramo de semijoias, ele busca novos conhecimentos para consolidar e alavancar a sua empresa.
“Ter o seu próprio negócio é diferente do que trabalhar para alguém. O empreendedor precisa se reinventar todos os dias, buscar informações, conhecimento. E aí entra o Join.Cubo. No ano passado, por indicação de amigos, participei de algumas aulas. Gostei da dinâmica, do aprendizado, e agora a nossa empresa foi selecionada para participar da formação”, conta o novo aluno.
Além de conhecimentos sobre diversas áreas, Milton também busca no Join.Cubo ampliar a sua rede de relacionamento: “Buscar networking é muito importante. Aqui temos segmentos diferentes, pessoas de todas as áreas”, reforça.
Segundo o empreendedor, o conhecimento adquirido no programa Join.Cubo também será compartilhado com toda a sua equipe. “Quando a gente aprende e compartilha, está ajudando outras pessoas e se abrindo para novos aprendizados. Assim, criamos uma rede de relacionamento e crescimento mútuos”, completa.