A Guarda Municipal está preparando um esquema especial para os dias de festa do Carnaval de Rua de Florianópolis. Neste ano, a GMF terá duas bases operacionais no centro – uma no antigo prédio dos Correios e outra no Largo da Alfândega – para garantir maior agilidade na resposta a possíveis ocorrências e ampliar a presença no centro, local com maior concentração de pessoas durante os dias de folia.
Além do centro, a Guarda vai prestar apoio às arenas montadas em outros bairros da capital. Todas as nove arenas contarão com videomonitoramento com câmeras de reconhecimento facial, que vão facilitar a identificação e busca por suspeitos de quaisquer ilegalidades. As imagens serão todas espelhadas na Central de Monitoramento da GMF, na Base de Coqueiros, que abriga o sistema integrado que permite o monitoramento da cidade em tempo real.
O efetivo também será reforçado, com a disponibilidade de 70 guardas nas ruas no sábado de Carnaval – mesmo número presente no Réveillon – para coibir a criminalidade, prestar orientações e organizar o trânsito da capital. A segurança pública vai contar, ainda, com o suporte dos Agentes Comunitários, com contingente de 40 a 50 voluntários por dia, que vão auxiliar nas atividades da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública.
O Setor de Educação da Guarda Municipal vai distribuir pulseirinhas de identificação para crianças e adolescentes que forem para a folia na região central. Uma estrutura para distribuição dos materiais será montada em frente ao Terminal de Integração do Centro (TICEN) para que pais e responsáveis retirem o material.
A Guarda Municipal também vai coordenar as alterações de trânsito necessárias para a realização das festas, garantindo a organização da cidade e visando minimizar impactos na mobilidade. Os agentes de segurança vão trabalhar de maneira integrada com as forças do estado, como as polícias Militar e Civil, para que os foliões possam pular o carnaval com tranquilidade na capital mais segura do Brasil.
“A novidade para o carnaval deste ano é a ampliação do videomonitoramento nas arenas, que vão integrar com todo o equipamento que a gente já tem disponível na cidade. Também teremos reforço de efetivo e a integração de sempre com outras forças de segurança como a Polícia Civil e a Polícia Militar. Tudo isso para que os moradores e visitantes possam curtir a folia tranquilos, sabendo que tem todo um aparato de segurança para coibir atos criminosos e prestar apoio se houver qualquer ocorrência”, destaca a vice-prefeita e secretária de Segurança e Ordem Pública, Maryanne Mattos.