Para início de conversa, existe marido certo? Claro que existe, existe Mega-Sena para tudo na vida… Não vou dar o nome do livro, mas vou falar de um livro escrito para as mulheres “arrumar o marido certo”. Dicas de todo tipo para facilitar a vida futura das mulheres, para elas não cair em tentações. Vivo falando disso. E se me envolvo nesse assunto é porque, já disse, as mulheres são maioria e mais fortes que os homens em tudo, em tudo o que tem valor existencial e social. Menos, é claro, na força física, a força dos tratores. Uma das dicas do livro é a mulher pensar antes sobre o tipo de homem que ela deseja. Ocorre que esse “desenho” é alterado ou desconsiderado em muitos momentos da vida, um desses momentos é o da solidão existencial. E nesses momentos, o que pintar vai… Ademais, a predisposição altera a percepção. Tendemos a ver o que desejamos ver… E aí reside a estupenda maioria dos equívocos. Outra questão: onde procurar o tal parceiro, o possível provável marido? O livro trata dessa questão. A resposta que dou tem que ser um grito, uma batida na mesa: amor não se procura, não se vai atrás, amor acontece. E acontece quando menos esperamos, não sendo assim, vai ser aquela coisa de que já falei, a predisposição alterando a percepção. Alguns especialistas em namoros, em casamentos, sugerem que a mulher faça sem pressa uma espécie de “entrevista” com o namorado, mais tarde possível marido. Admitindo essa “entrevista” é também preciso lembrar que todos tendemos a mentir quando estamos diante de um possível bom negócio… Aliás, quem tinha que fazer essa entrevista, com um candidato a marido, era um delegado de polícia. O delegado ajudaria a mulher interessada em alguém… Buscar referências é outra mandinga para achar o marido certo. Você conhece ou conheceu alguém que faz ou tivesse feito isso? Só as muito seguras fazem, ou fariam isso… Encurtando a conversa, quando a mulher se vê “sozinha” ela pega o que lhe pintar pela frente. Regra geral? As mulheres são espertas, então, quando se fazem de sonsas não lamentem mais tarde. Se Eva, a do paraíso, voltasse, o que ela diria dos homens “historiadores” que a inventaram?
VERDADE
Escutando um palestrante americano, ouvi uma frase interessante. O sujeito disse que “Escolas devem ser mais que livros, devem ser disciplina”. Concordo, as escolas maristas por que passei eram assim, disciplinadoras, porém… Hoje os professores que erguem a voz contra um vagabundo indisciplinado é capaz de ser preso. Pais irresponsáveis reagem assim, claro, eles não educam e não admitem que alguém o faça… E as câmeras de vídeo nas escolas catarinenses são apenas contra os professores, nada para flagrar alunos vagabundos e ofensivos.
CORAÇÃO
Como você sabe, sou colecionador de frases, frases são livros resumidos, tesouros em poucas palavras, como esta frase: – “Riqueza não está no banco, está no coração”. E acrescento, essa riqueza simbólica do coração se expressa por educação, respeito, bons modos, gratidão, reconhecimentos, apoios, sentimentos, enfim, que elevam os amigos e mesmo os estranhos. E o que mais vemos por aí? Pobretões “cardíacos”…
FALTA DIZER
A primeira característica que um médico “deve” ter é bom caráter. Ouça está manchete de São Paulo: – “Médico espanca namorada durante briga, vítima está internada em estado grave”. Será que o canalha será punido? E por quem? E um cara desses tem diploma na parede para “cuidar” de pessoas. Salinha dos fundos, já…