O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso confirmou que irá se filiar ao União Brasil durante a janela partidária de 2026. Embora já tivesse manifestado anteriormente a intenção de deixar o PSDB, esta foi a primeira vez que o parlamentar revelou oficialmente a sigla de destino.
A confirmação ocorreu nesta quinta-feira (5), durante reunião com prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali). Filiado ao PSDB há 35 anos, Caropreso explicou que a decisão está relacionada ao atual cenário do partido. “O PSDB vem reduzindo muito seus quadros e deve enfrentar grande dificuldade para montar uma lista competitiva de candidatos a deputado estadual”, afirmou.
O deputado destacou que a mudança não representa alteração em seus princípios políticos. “Entrei na política com conceitos muito claros e isso não vou mudar. Mas, para viabilizar o futuro político, fui obrigado a buscar outra agremiação”, disse.
Segundo Caropreso, ele recebeu convites de diversas legendas, entre elas MDB, PL e PSD. Ainda assim, optou pelo União Brasil, decisão que, segundo ele, já estava amadurecida. “Isso me envaidece, mas é preciso seguir um rumo definido. Na janela partidária, vou me filiar ao União Brasil”, confirmou. Atualmente, a sigla integra a federação União Progressista, formada com o PP.
Durante o encontro com os prefeitos, o parlamentar também reforçou a importância da representação regional no Legislativo. “Nós conseguimos resolver não apenas a questão de trazer recursos para cá, mas, acima de tudo, da facilitação e do prestígio da região, de vários tipos de projetos, por exemplo, o projeto da regionalização da água”, afirmou.
Reeleito deputado estadual em 2022 pelo PSDB, Caropreso afirmou que 2026 será de intensa articulação política. “É um ano de muito trabalho, de contato permanente e de atender bem as pessoas, as instituições e, acima de tudo, o cidadão”, concluiu.
Janela partidária
A janela partidária permite a troca de legenda sem perda de mandato, respeitando a liberdade individual dos parlamentares. O prazo é de 30 dias, aberto apenas em anos eleitorais, seis meses antes das eleições. Para as Eleições Gerais de 2026, a Justiça Eleitoral definiu o período de 6 de março a 5 de abril.
Ver essa foto no Instagram