A prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização (NEPSHU), promove o Fevereiro Verde Claro, ação integrante do programa Saúde em Cores. Com o lema “Cuidar de si é prevenção”, a iniciativa propõe uma reflexão sobre o autocuidado e incentiva mudanças no estilo de vida, com foco na promoção da saúde e na prevenção de doenças.
A abertura oficial ocorre no próximo dia 14, às 9 horas, na Praça Nereu Ramos, no Centro da cidade. Ao longo de todo o mês, a programação inclui orientações à população nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), distribuição de materiais educativos com dicas para a mudança de hábitos e ações de qualificação técnica voltadas aos profissionais da rede municipal de saúde.
Para o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, a iniciativa reforça a importância de pensar a saúde de forma preventiva e contínua. “Pequenas mudanças no dia a dia fazem uma grande diferença na saúde ao longo da vida. O Fevereiro Verde Claro convida a população a agir no presente, adotando hábitos mais saudáveis para garantir mais qualidade de vida no futuro”, destaca.
O secretário municipal de Saúde, Deivid Freitas, alerta para os impactos negativos dos maus hábitos na saúde da população. “Grande parte das doenças crônicas está diretamente relacionada ao estilo de vida. Nosso objetivo é orientar, conscientizar e oferecer suporte para que as pessoas façam escolhas mais saudáveis e preventivas”, afirma.
Diminuição no consumo de álcool e tabaco
Entre as ações desenvolvidas pelo NEPSHU está o incentivo à redução do consumo de álcool e a ampliação do acesso ao Programa de Tratamento do Tabagista. Os interessados em abandonar o hábito de fumar podem se cadastrar por meio de formulário on-line para participar do acompanhamento oferecido pelo Município. Em 2025, o programa atendeu cerca de 60 pacientes.
A gerente do Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização, Larissa Alves, destaca que a mudança no estilo de vida passa por diferentes dimensões do cuidado.
“Para melhorar a qualidade de vida, é fundamental estabelecer novos hábitos em três áreas: alimentação, saúde mental e exercício físico. Para cada uma dessas esferas, a Secretaria de Saúde dispõe de ações e projetos de apoio à população, como o Programa Saúde nos Parques”, pontua.
Saúde nos Parques
O programa Saúde nos Parques incentiva hábitos saudáveis por meio de práticas corporais, atividades coletivas e ações educativas em saúde realizadas em espaços públicos. Atualmente, cerca de 600 participantes estão ativos no programa.
Os encontros acontecem em todos os parques da cidade às segundas, quartas e sextas-feiras, nos horários das 7h, 8h e 9h. Também há opções noturnas no Parque da Prefeitura e no Parque dos Imigrantes. Os interessados devem procurar qualquer unidade de saúde do município para realizar a inscrição.
Mude o estilo de vida
A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população a priorizar uma alimentação equilibrada, com consumo de frutas, verduras e legumes, ingestão adequada de água e moderação no consumo de alimentos ultraprocessados, sal, açúcares e gorduras.
A recomendação inclui ainda a prática de atividade física por pelo menos 30 minutos diários, a redução do tempo sentado, com pausas para alongamento, além do cuidado com a saúde mental e o sono. Manter horários regulares para dormir, evitar o uso de telas antes de deitar e fortalecer vínculos sociais também são atitudes importantes. Em casos de sobrecarga emocional, a orientação é buscar ajuda profissional.
Programa Saúde em Cores
O ‘Saúde em Cores’ é um programa municipal que promove campanhas temáticas mensais de educação e promoção da saúde em diferentes pontos da cidade. A iniciativa busca aproximar a Administração Municipal da comunidade, ampliar o acesso à informação e incentivar a prevenção primária de doenças, fortalecendo a adoção de hábitos de vida mais saudáveis.