O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, teria feito uma oferta nesta terça-feira (3) para convencer a deputada federal Caroline De Toni (PL) a desistir de concorrer ao Senado em Santa Catarina nas eleições de 2026, segundo a coluna de Igor Gadelha no Portal Metrópoles.
Valdemar teria oferecido à Caroline a vaga de candidata a vice do governador do estado, Jorginho Mello (PL), pré-candidato à reeleição este ano.
Por ora, o favorito para a vaga é Adriano Silva (NOVO), prefeito de Joinville.
Outra oferta teria fazer dela líder do partido na Câmara em 2027, caso ela dispute a reeleição como deputada federal.
Na conversa com Caroline, Valdemar argumentou que o PL precisa dar uma das vagas ao Senado na chapa de Jorginho ao senador Esperidião Amin (PP-SC). A outra vaga será de Carlos Bolsonaro (PL).
O gesto de Valdemar faria parte de uma aliança entre PL e o PP envolvendo a eleição no Rio Grande do Sul; nesta terça-feira, o PP rompeu com o governador Eduardo Leite (PSD) e anunciou aliança com o PL no estado.
Caroline teria recusado as ofertas e deve ter uma nova reunião com Valdemar e Jorginho nesta quarta-feira (4), em Brasília.
Valdemar teria então indicado que caso ela não tope nenhuma alternativa, ele pode intervir no diretório do partido em Santa Catarina para garantir a vaga a Amin na chapa de Jorginho.