Criciúma esteve representada na 6ª Conferência Estadual das Cidades, realizada em Joinville, dos dias 27 a 29. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Thiago Rocha Fabris, participou do encontro, no qual também foi eleito delegado representante de Santa Catarina para a Conferência Nacional das Cidades, que ocorrerá no final de fevereiro, em Brasília (DF).
A Conferência Estadual reuniu representantes do poder público e da sociedade civil organizada com o objetivo de debater, formular e aprimorar o desenvolvimento urbano para o estado. A programação contou com palestras, grupos de trabalho e plenárias expositivas das principais ações em cada município, nas quais foram discutidas propostas que seguem para a etapa nacional.
Entre os encaminhamentos definidos estão a consolidação de diretrizes que irão subsidiar a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) e a eleição dos delegados que representarão Santa Catarina na Conferência Nacional.
“Ser eleito delegado estadual representa o reconhecimento do trabalho que Criciúma vem desenvolvendo na área do planejamento e do desenvolvimento urbano. É, acima de tudo, uma grande responsabilidade, pois estaremos contribuindo diretamente para a construção de políticas públicas que impactam a qualidade de vida da população nas cidades de Santa Catarina e do país”, comemorou Fabris.
Construção coletiva das políticas públicas
Segundo o secretário, a Conferência das Cidades é um espaço essencial de construção participativa, reunindo representantes do poder público, setor produtivo, entidades de classe, universidades, instituições de pesquisa e organizações da sociedade civil.
“É um evento que permite um amplo debate sobre o desenvolvimento urbano, reunindo diferentes segmentos da sociedade para compartilhar experiências, identificar desafios comuns e construir propostas coletivas que contribuam para o planejamento e a gestão das cidades”, explicou.
As propostas debatidas são organizadas por eixos temáticos, que incluem desenvolvimento econômico, habitação, mobilidade urbana, saneamento básico, segurança pública e planejamento territorial.
Em Criciúma, a etapa municipal foi realizada em 2025 com ampla participação de diferentes setores da sociedade, resultando na definição de propostas e na escolha dos delegados para a fase estadual. Além do delegado titular, Criciúma também será representada pelo diretor de Planejamento Urbanístico de Criciúma, Edson Silva, eleito delegado suplente. As escolhas reforçam o protagonismo de Criciúma na construção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento urbano e à gestão das cidades, tema central debatido nos conselhos municipais, estaduais e nacionais.