A segunda-feira amanheceu com sol e tempo firme em Florianópolis e região, mas de acordo com a previsão da meteorologia da Defesa Civil estadual, a formação de um novo ciclone extratropical entre a costa do Sudeste e do Sul do Brasil deve alterar este cenário.
A partir da tarde de segunda-feira (02), uma baixa pressão no interior do continente favorece a formação de temporais isolados com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, especialmente nas áreas que fazem divisa com o Paraná, no Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis, onde o risco é moderado para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos. Nas demais regiões, o risco é baixo.
Entre a madrugada e manhã de terça-feira (03), a formação do ciclone extratropical entre o Sudeste e o Sul do Brasil, mantém as condições para temporais no estado e aumenta as condições para chuva intensa e persistente, principalmente no Litoral Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, onde o risco é alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e destelhamentos.
Essa condição persiste até, pelo menos, a madrugada de quarta-feira (04).
A Defesa Civil recomenda:
- Durante os temporais busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
- Em caso de ventos fortes evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.
- Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.