Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Deputado Sargento Lima anuncia caminhada “Acorda Santa Catarina” com mais de 210 km

Foto: Vicente Schmitt/Agência AL

Por: Pedro Leal

30/01/2026 - 16:01 - Atualizada em: 30/01/2026 - 16:24

O deputado estadual Sargento Lima (PL) anunciou que vai comandar a caminhada “Acorda Santa Catarina. Acorda Brasil”, ligada ao movimento nacional iniciado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).

A rota catarinense será de 212 km, com início na Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis seguindo até Garuva, na divisa com o Paraná, onde vão entregar as bandeiras do Brasil aos paranaenses, que darão continuidade ao trajeto para São Paulo.

A marcha começou com o Capitão Martim (Republicanos-RS), no Rio Grande Sul; Martim partiu de Porto Alegre.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Segundo Sargento Lima, a ideia é dar espaço para que pessoas que não conseguem ir até Brasília também participarem.

Ele afirma que a mobilização mostra a insatisfação de parte da população com o que considera ameaças à liberdade, citando as penas aplicadas aos presos dos atos de 8 de janeiro e a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, que, segundo o deputado, deveria cumprir prisão domiciliar por motivos de saúde e idade.

Segundo os organizadores, o ato não será contínuo, não usa recursos públicos e não tem convocação oficial para a participação popular, contando com o apoio de parlamentares alinhados às pautas do movimento.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).