O Tribunal de Justiça de Santa Catarina rejeitou recurso protocolado pela defesa do ex-prefeito de Corupá, Luiz Carlos Tamanini, nesta quinta-feira (29), e fixou pena privativa do réu em 40 anos de reclusão, em regime inicial fechado.
Tamanini teria, segundo o Ministério Público de Santa Catarina, obtido um ganho incompatível com seus rendimentos legais de, pelo menos, R$ 129.417,62 durante sua gestão (2013-2016), que então injetou via contrato de mútuo na empresa Tamanini & Tamanini Negócios Ltda, cujos sócios eram seus familiares e da qual figurava como administrador.
Operação Mensageiro
A maior operação contra a corrupção já realizada em Santa Catarina completou três anos em dezembro de 2025. Em dezembro de 2022, a Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do MPSC deflagrou a primeira fase da Operação Mensageiro, em uma investigação que contou com a atuação coordenada do GEAC e do GAECO. Em agosto de 2025, a Operação Mensageiro chegou à sua 6ª Fase, com a prisão preventiva de empresários suspeitos de manter as práticas ilícitas e o cumprimento de medidas de busca e apreensão contra servidores, ex-servidores e agentes políticos – incluindo ex-prefeitos de Braço do Norte e Rio do Sul.
Entre julho e dezembro de 2025, a Subprocuradoria-Geral de Justiça ajuizou 13 novas ações penais relacionadas à Operação. Prefeitos, ex-prefeitos, servidores públicos e empresários foram denunciados por crimes de corrupção, fraude a licitações e organização criminosa. Ao todo 32 pessoas foram denunciadas e os delitos, somados, geraram prejuízo aproximado de R$ 4,5 milhões para os cofres públicos. O Ministério Público também ajuizou requerimentos de indisponibilidade de bens dos réus, que foram deferidos pelo Judiciário.
Na Operação são apurados crimes cometidos por Prefeitos municipais, em conjunto com outros agentes públicos e em adesão a uma organização criminosa empresarial que atuava no setor de coleta e destinação de lixo, abastecimento de água e iluminação pública em diversas cidades de Santa Catarina e em outros Estados do país.