Na terça (27) e quarta-feira (28), a Defesa Civil de Florianópolis realizou vistorias nas marquises de todos os prédios da região compreendida entre as Ruas Padre Roma, Francisco Tolentino até a Vidal Ramos e a Praça XV, no centro da capital. A Operação Marquise Segura foi realizada em parceria com a Fiscalização de Obras, da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/SC).
O objetivo da iniciativa foi identificar patologias prediais, com foco nas marquises, e prevenir acidentes envolvendo pessoas que circulam pela região. As equipes foram divididas em cinco grupos técnicos para avaliação das estruturas, observando pontos indicativos de problemas, como concreto desgastado, umidade, rachaduras, armaduras expostas nas marquises.
Ao fim da operação, foram levantadas 137 edificações com estruturas com algum grau de patologia. Os proprietários serão notificados e terão um prazo de até 15 dias para apresentar um responsável técnico e um plano de trabalho para realizar a manutenção necessária.
“Parte essencial da Defesa Civil é atuar na prevenção a acidentes e é exatamente esse o objetivo da operação. Fizemos a avaliação técnica de centenas de prédios aqui no centro da capital para identificar problemas e cobrar que sejam solucionados por parte dos responsáveis, tudo para garantir que quem passa por aqui esteja seguro, sem riscos de ser atingido por fragmentos de estrutura”, destaca o subsecretário de Proteção e Defesa Civil de Florianópolis, Pedro Neves.