O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) aproveitou a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, em Jaraguá do Sul, nesta terça-feira (27), para voltar a cobrar urgência na retomada das obras do lote 1 da duplicação da BR-280, no trecho entre a BR-101 e São Francisco do Sul, paralisadas desde 2022. Questionado, Renan Filho indicou uma nova previsão para a licitação da obra: março de 2026, com início dos serviços ainda no primeiro semestre do mesmo ano.
Em nome do colegiado de deputados que compõem a Bancada Norte da Assembleia Legislativa, coordenada por Dr. Vicente, a assessoria do parlamentar entregou ofício ao ministro solicitando prioridade absoluta para a retomada dos trabalhos.
A nova data, porém, contrasta com compromisso anterior assumido pelo ministro. Em junho do ano passado, durante reunião com deputados estaduais da Bancada Norte, em Blumenau, Renan havia prometido lançar a licitação em novembro, o que não se concretizou.
“Temos uma nova promessa. Vamos seguir cobrando e pressionando, esse é o nosso trabalho. São quatro anos de atraso e um verdadeiro inferno para quem precisa passar diariamente pelo trecho entre Araquari e São Francisco do Sul. Sabemos que o projeto teve de ser refeito, mas nada justifica tantos anos de atraso”, afirmou Dr. Vicente.
O deputado também destacou que o ritmo de investimentos federais não acompanha o crescimento econômico da região Norte de Santa Catarina. “A WEG vai aplicar R$ 1,1 bilhão na construção de uma nova unidade em Guaramirim, um novo porto está prestes a entrar em operação na Baía da Babitonga, e, enquanto isso, seguimos assistindo ao lote 1 travado e à BR-101 colapsada”, criticou.
Ministro vistoria túnel
Durante a agenda em Jaraguá do Sul, o ministro dos Transportes visitou ainda as obras do túnel de 1.060 metros que integra o lote 2.2 da duplicação da BR-280, correspondente ao contorno viário do município. O trecho está com cerca de 75% de execução, mas a previsão oficial de conclusão é apenas para o final de 2027, condicionada à liberação de recursos federais.