O Jaraguá Futsal anunciou que não irá disputar a Super Copa Gramado, programada para acontecer entre os dias 5 e 13 de março, na cidade de Gramado (RS). Segundo o clube, a decisão foi tomada por aspectos técnicos, financeiros e, principalmente, o planejamento esportivo da temporada.
De acordo com o superintendente do clube, Junai Roza, a proximidade das competições oficiais e o momento da equipe pesaram na definição.
“É uma competição bacana, assim como a cidade, que gosta muito de futsal. Mas o Jaraguá avaliou algumas questões técnicas e financeiras para não disputar o torneio. Já estamos participando de uma competição, o Torneio de Verão de Indaial, sem termos tido uma preparação ideal de pré-temporada, e entendemos que mais um torneio de uma semana, com jogos todos os dias, não traria um benefício esportivo e técnico para a equipe”, explicou.
Outro fator destacado foi o risco físico aos atletas neste início de temporada. “Existe um risco elevado de lesões, principalmente neste momento do ano. Até propusemos um formato com menos jogos e maior espaçamento entre as partidas, mas não tivemos retorno e entendemos que o modelo atual será mantido”, acrescentou Junai.
A questão financeira também foi considerada na decisão. De acordo com o dirigente, apesar da boa estrutura oferecida pela organização, haveria custos adicionais para o clube. “A organização, que é muito bem feita, disponibiliza hospedagem e alimentação para um número de integrantes, mas o Jaraguá trabalha com uma delegação maior, o que geraria um custo extra com deslocamento e logística”, pontuou.
Junai Roza ainda ressaltou o aspecto esportivo da competição. “A Super Copa Gramado não dá vaga para outros campeonatos e não gera um ganho esportivo além do título, que é importante, sim. Mas competições de tiro curto, como Taça Brasil e Supercopa, que levam a outras disputas, já são formatos com os quais o Jaraguá Futsal não concorda”, afirmou.
A Super Copa Gramado de Futsal chega à sua 5ª edição e passa a integrar oficialmente o calendário da Liga Nacional de Futsal (LNF) pela primeira vez, em 2026.
O Aurinegro foi o único a anunciar desistência no torneio, que tem o Atlântico, Campo Mourão, Corinthians, Magnus e Praia Clube como os confirmados até o momento. Ao todo, oito equipes disputarão o campeonato.
- Jaraguá Futsal vai comemorar 34 anos com festa no estilo Stammtisch
- Jaraguá Futsal anuncia retorno de Ruan após um mês da saída do ala
- Ferrão, reforços e bastidores: o que se sabe sobre o mercado do Jaraguá Futsal