Proporcionar ao produtor rural conhecimento que ajuda a impulsionar o negócio da sua propriedade e melhorar a renda da família. Esse é o objetivo do programa Cultivando o Saber, conduzido pela Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Joinville, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Santa Catarina (Senar).
Por meio do Programa, a Prefeitura de Joinville oferece aos produtores rurais do município cursos gratuitos que contemplam diferentes tipos de atividades. Com conteúdos teóricos e aulas práticas, as capacitações permitem ao produtor aprimorar os seus serviços ou aprender novas técnicas.
Em 2025, a UDR realizou 122 cursos que totalizaram 2.528 horas de aulas ministradas, com 1.098 alunos formados em variados temas referentes às áreas de administração, agricultura, pecuária, alimentícia, manutenção de maquinários e equipamentos, artesanato, higiene e saúde, entre outros.
De acordo com o diretor da Unidade de Desenvolvimento Rural, Luiz Carlos da Maia, os cursos são planejados em parceria com o Senar, de acordo com as necessidades apresentadas pelos produtores das cadeias produtivas.
As capacitações têm curta duração e são ministradas por profissionais experientes que compartilham conhecimento que pode ser implementado nos negócios de forma imediata.
“Nosso objetivo é focar na melhoria da propriedade rural. Melhorando a renda da cadeia trazemos mais desenvolvimento econômico para o município. A UDR foi criada nos anos de 1960 com o objetivo de levar conhecimento e informação ao produtor rural e mantemos isso como tradição. Temos cada vez mais fortalecido as atividades e com mais produtores sendo treinados”, destaca Luiz Carlos.
Conhecimento para aprimorar delícias e impulsionar negócios
Pioneiro na região do bairro Vila Nova, o Café Rural Família Roos é referência há 25 anos em delícias coloniais.
O negócio foi criado na propriedade da família, por Wilfriedo Roos e sua esposa Sueli Roos que, até hoje, acompanha a produção das delícias preparadas no local e servidas aos finais de semana no buffet de café colonial.
A matriarca iniciou sua atividade fazendo pães caseiros que eram vendidos em casa e na feira realizada na região. Junto com os pães, veio a produção de geleias feitas com frutas colhidas no próprio pomar, entre elas, jabuticaba, tangerina, goiaba, laranja, figo, ameixa-do-pará, tangerina, grumixama e araçá-vermelho.
O sucesso dos produtos motivou dona Sueli a buscar capacitação. Ao longo dos anos, os cursos da Unidade de Desenvolvimento Rural acompanharam a evolução profissional dela e do negócio da família.
“Primeiro comecei com o curso de geleias e ali eu me apaixonei pelas cores das geleias. Depois veio o curso de panificação, onde tudo começou. Tínhamos que estar com tudo dentro das normas, com janelas com telas, portas, e foram muitos cursos que eu fiz. Como sempre se diz, ‘aprender não ocupa lugar’”, conta.
De acordo com a empreendedora, além de inúmeras receitas de cucas, massas de bolo, biscoitos e conservas, as capacitações também trouxeram outros conhecimentos e técnicas importantes.
“Você também aprende a fazer o custo do produto, quanto custa o vidro e a tampa da embalagem, o gás, o açúcar utilizado. Os cursos foram muito importantes para o meu crescimento profissional. Eu me casei jovem e tinha vontade de aprender. Foi assim que conseguimos dar estudo para os filhos e crescer na nossa propriedade”, afirma.
Atualmente, o Café Rural Família Ross é aberto aos sábados e domingos ou sob reservas. Além do café e leite servidos na mesa, o visitante encontra no buffet cerca de 80 tipos de bolos e tortas, diversas opções de pães, doces e salgados, frios, geleias e doces artesanais. Aliás, no site do Turismo Rural de Joinville é possível encontrar uma série de propriedades que oferecem atividades de lazer, entretenimento e gastronomia em Joinville.
Novos cursos iniciam em fevereiro
Os produtores rurais de Joinville que desejam iniciar 2026 com seus conhecimentos renovados já podem se inscrever nos cursos gratuitos que a Unidade de Desenvolvimento Rural realiza no mês de fevereiro.
Os cursos dão direito a certificado e são direcionados a pessoas a partir de 18 anos, que residam ou trabalhem na área rural de Joinville. As aulas ocorrem das 8h às 17h, com uma hora de intervalo para o almoço. As inscrições podem ser feitas por telefone, com Marisa (47 99944-8654) ou Daniela (47 99140-9952).
Confira a programação dos cursos para fevereiro:
Inseminação artificial em bovinos
Data: 2 a 5 de fevereiro (segunda a quinta-feira)
Data: 10 a 13 de fevereiro (segunda a quinta-feira)
Data: 23 a 26 de fevereiro (segunda a quinta-feira)
Local: Fazenda Chaparral
Endereço: Estrada Alvino Souza do Nascimento (Ribeirão do Cubatão), 4520
Boas práticas em manipulação de alimentos
Data: 5 e 6 de fevereiro (quinta e sexta-feira)
Local: Unidade de Desenvolvimento Rural
Endereço: SC 418 Km 0,3 Pirabeiraba
Bordado com Patchcolagem
Data: 18 a 20 de fevereiro (quarta a sexta feira)
Local: Unidade de Desenvolvimento Rural
Endereço: SC 418 Km 0,3 Pirabeiraba
Casqueamento e ferrageamento de equídeos
Data: 23 e 24 de fevereiro (segunda e terça-feira)
Data: 25 e 26 de fevereiro (quarta e quinta-feira)
Local: Unidade de Desenvolvimento Rural/UDR
Endereço: SC 418 Km 0,3 Pirabeiraba