Os Agentes Comunitários de Segurança completaram um mês de atividades voluntárias em Florianópolis no último dia 20 de janeiro, contribuindo em várias atividades fundamentais da Prefeitura, como operações de fiscalização, organização de trânsito e orientação a moradores e turistas. Atualmente, 140 agentes estão ativos, atuando de acordo com escalas em diversas regiões da Capital.
Os agentes já prestaram mais de 15 mil horas de trabalho voluntário. No momento, o foco das ações é no âmbito da Operação Verão, com a participação dos voluntários nas fiscalizações de praia, em operações como Ordem na Orla e Arrastão da Legalidade, que combatem o comércio ambulante irregular e promovem a ordem pública nas regiões de balneário.
Os voluntários auxiliam nas abordagens a pessoas em situação de rua, fazem o acompanhamento de operações noturnas e orientações de trânsito. Escalas de serviço também foram abertas para auxiliar na organização de comemorações de Natal, Réveillon, pré-Carnaval e Carnaval, grandes eventos que marcam a temporada de verão em Florianópolis.
O trabalho dos voluntários impacta nos resultados de vistorias dos órgãos fiscalizatórios. Nesta temporada, entre dezembro e janeiro, as apreensões de materiais irregulares tiveram um salto de 30 para 242 carrinhos de comércio ambulante irregular, representando um aumento de 706%. A lavratura de autos também cresceu em 82% e os produtos apreendidos saltaram de 2.160 para 12.500 (incluindo artigos de praia, alimentos e outros equipamentos irregulares).
Os resultados se devem à otimização da alocação de servidores, inserindo servidores, como fiscais e guardas municipais, em funções mais estratégicas no âmbito da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, ampliando a presença de servidores efetivos em áreas prioritárias.
O trabalho continuará ao longo de todo o ano, priorizando outras regiões, como parques, pistas de skate e locais de lazer, além da região central e outras localidades consideradas prioritárias pela gestão.
Os voluntários passaram por qualificações da Academia da GMF, Defesa Civil e setores de Fiscalização, e recebem ressarcimentos por despesas como transporte e alimentação de acordo com o período em que prestaram serviços.
“Estamos recebendo um retorno muito positivo da população em relação à presença dos voluntários por toda Floripa. Nossa fiscalização de praia tem apreendido um volume muito grande de material irregular e tenho certeza que os voluntários têm contribuído muito para que esses resultados sejam tão expressivos. Além, é claro, de toda a contribuição no dia a dia que nos ajuda manter a cidade organizada”, destaca a vice-prefeita e secretária de Segurança e Ordem Pública, Maryanne Mattos.