O ministro dos Transportes, Renan Filho, esteve em Jaraguá do Sul na tarde desta terça-feira (27), para uma visita às obras do túnel duplo do Morro do Vieira, no limite dos municípios de Jaraguá do Sul e Schroeder. As estruturas, localizadas no km 65 da BR-280, fazem parte da duplicação de um trecho de 73,9 quilômetros da rodovia federal, entre Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul, que tem orçamento total de R$ 1,7 bilhão.
À imprensa, o ministro afirmou que os trabalhos no túnel serão concluídos até o final deste ano. “Essa obra será entregue 100% pronta ainda em 2026”, garantiu, completando que a duplicação da BR-280 é “uma das maiores obras em andamento no Brasil e tem fundamental importância para o desenvolvimento de Santa Catarina”.
Os túneis visitados têm cerca de 1 quilômetro de extensão em cada sentido, prevendo pistas duplicadas, pavimentadas em concreto, além do acostamento, contemplando ainda um contorno de 24 quilômetros em novo traçado. Esta etapa faz parte do lote 2.2 da duplicação e está com quase 80% dos serviços executados.

Foto: Fábio Junkes/OCP News
Andamento dos trabalhos nos outros lotes da duplicação
As obras de duplicação da BR-280 foram divididas em três lotes. O lote 2.1 abrange 14 quilômetros entre o km 36 (Araquari) e o km 50,74 (acesso de Guaramirim), sendo o trecho mais adiantado, com quase 90% dos serviços concluídos.
Já as obras no lote 1, trecho de cerca de 51 quilômetros que liga o Porto de São Francisco do Sul até o contorno de Jaraguá do Sul, estão paralisadas e apenas 20% dos serviços foram executados. No entanto, o ministro Renan Filho afirmou que será realizada nova licitação em março, com início dos trabalhos ainda neste semestre, atendendo à reivindicação do deputado estadual Dr. Vicente Caropreso, coordenador da Bancada do Norte na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), grupo suprapartidário de parlamentares que unem forças para pautar demandas regionais junto ao Governo do Estado e ao Governo Federal, focando em infraestrutura, saúde e desenvolvimento econômico do Norte catarinense.
Corredor logístico
A BR-280 é um dos principais corredores logísticos de Santa Catarina, ligando o Planalto Norte e o Norte do estado, regiões que são referência na produção têxtil, de motores elétricos, de papel, e do agronegócio, entre outros segmentos econômicos. A rodovia é utilizada para o tráfego local e de longas distâncias, especialmente para transporte de cargas destinadas à exportação junto aos portos do litoral norte catarinense e para importação de matéria-prima.
Além disso, a BR-280 também integra a região a outros estados por meio das BRs 101, 116, 158 e 163. O fluxo diário é estimado em 50 mil veículos, incluindo veículos de passeio e o transporte de cargas entre São Francisco do Sul, Araquari, Balneário Barra do Sul, Joinville, Schroeder, Guaramirim e Jaraguá do Sul.
Agenda
Antes de vir a Jaraguá do Sul, o ministro passou em Blumenau para visitar as obras de duplicação da BR-470. Nesta quarta-feira (28), ele estará em Palhoça, onde deve anunciar uma solução para o Morro dos Cavalos, no km 230 da BR-101, conhecido por seus históricos problemas de deslizamentos e gargalo de trânsito. Depois, Renan Filho segue para a Serra da Rocinha, com visita às obras da BR-285, que faz a ligação entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.