No ano em que se aproxima da celebração de seu centenário, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) avança em uma ampla reorganização administrativa e operacional, tendo Jaraguá do Sul como um dos principais pontos dessa transformação. A instalação do 16º Batalhão de Bombeiros Militar no município consolida um novo modelo de gestão territorial, mais descentralizado e alinhado às necessidades de regiões em acelerado crescimento.
A ativação oficial do 16º Batalhão ocorreu na sexta-feira, 23, durante solenidade realizada em Jaraguá do Sul. A nova unidade amplia de forma significativa a capacidade de resposta do CBMSC no Norte do Estado, fortalecendo o atendimento a uma região estratégica, marcada pela expansão industrial, urbana e populacional.
De acordo com o comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza, a reorganização aproxima a Corporação das realidades locais. “Passamos de três para cinco regiões, com um olhar mais próximo das demandas regionais. Essa mudança moderniza a gestão, valoriza nossos profissionais e amplia a capacidade de atendimento”, afirmou. O comando do 16º Batalhão de Bombeiros Militar, em Jaraguá do Sul, passa a ser exercido pelo tenente-coronel Nauro Ricardo Mück.
ABVESC acompanha solenidade
A cerimônia contou com a presença do diretor-presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC), Ivan Frederico Hudler. Em seu pronunciamento, ele ressaltou a histórica parceria entre bombeiros militares e voluntários, destacando que a cooperação se reflete diretamente na qualidade do atendimento prestado à população e na preservação do patrimônio.
“Com a instalação do batalhão em Jaraguá do Sul, esperamos fortalecer ainda mais essa relação, aprimorar a gestão administrativa e garantir mais agilidade, beneficiando também os Bombeiros Voluntários do município”, afirmou Hudler.
Ele reforçou que a ABVESC atua como cooperadora do Estado, e não como concorrente. “O cidadão quer rapidez, eficiência e um bom serviço, independentemente de quem realiza o atendimento. A continuidade das operações voluntárias é positiva para a sociedade e para o Estado”, completou.
O comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza, também destacou que a instalação do 16º Batalhão representa o fortalecimento da parceria com os Bombeiros Voluntários, além de avanços nos campos hierárquico, institucional e administrativo. Conforme ressaltou, o novo batalhão não realizará atendimentos operacionais de emergência, que seguem sendo executados pelos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, reconhecidos por sua trajetória histórica e relevância no município. Ele ainda reforçou que o modelo de parceria será mantido e fortalecido.
Além do presidente da ABVESC, participaram da solenidade representantes dos Bombeiros Voluntários da região.

José Félix Neto (à esq.); João do Santos Júnior; Ivan Frederico Hudler; Giocondo Tagliari Calomeno; tenente-coronel BM Nauro Ricardo Mück; Neilor Vincenzi e Maicon Ewald | Foto: Divulgação