Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Parque Zoobotânico de Joinville recebe melhorias e vai ganhar deck no lago

Foto: Divulgação/Prefeitura de Joinville

Por: Elisângela Pezzutti

26/01/2026 - 13:01 - Atualizada em: 26/01/2026 - 13:14

O Parque Zoobotânico de Joinville, um dos pontos turísticos mais tradicionais da cidade, está recebendo obras para melhorar ainda mais a experiência dos visitantes. Além de investimentos em paisagismo e segurança, o local vai ganhar um deck no lago, com mais uma área de lazer e contemplação da natureza no parque.

O deck terá cerca de 38 metros quadrados de construção, com piso de madeira e guarda-corpo de gradil. Além de uma base com estacas de concreto, que garante a longevidade da obra em ambiente úmido, a estrutura será feita com madeira de pinus autoclavado, um material que passa por tratamento industrial para garantir alta resistência contra fungos e variações climáticas.

“O deck vai ser em uma área onde hoje não existem animais, então será uma nova área contemplativa dentro do parque, em que os visitantes terão uma visão um pouquinho diferente, ver um pouco da ilha dos macacos e até chegar mais perto e ter uma vista bem bonita do parque”, explica Camila de Britto Curvello, coordenadora de Parques Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Um dos diferenciais do projeto é o cuidado com a experiência visual. Para garantir a segurança de adultos e crianças, sem obstruir a vista da fauna e flora local, o guarda-corpo será finalizado com tela. Essa escolha proporciona uma “transparência visual”, fazendo com que a intervenção humana se integre de forma harmônica à paisagem do parque.

Nesta semana, segue a etapa de estaqueamento das 22 estacas que compõem a base, realizada com o apoio de uma balsa deslocada para o lago. O projeto é da arquiteta e paisagista Manoela do Nascimento.

“O objetivo foi criar um ponto de contemplação e observação diferenciado que oferecesse conforto e segurança, mas que respeitasse profundamente o ecossistema existente”, explica a arquiteta.

A construção do deck é uma ação do Projeto Amigos do Zoo, que permite que espaços do Parque sejam adotados por empresas e outras instituições. No caso do deck, a empresa responsável pela adoção e construção do novo espaço é a Multiplike.

“É um presente da empresa para a cidade e fizemos questão de escolher algo que tivesse impacto na comunidade. Nós buscamos saber em dados qual lugar era mais apreciado pelos joinvilenses e vimos que o Zoobotânico era importante para a cidade, por isso fizemos o investimento lá”, diz Manoela.

“A gente sabe que o Morro do Boa Vista, onde o Zoobotânico e o Mirante estão inseridos, são as áreas com grande visitação hoje dentro do município. Então, o deck vai trazer um novo ponto turístico para a população e mais visibilidade para o município”, complementa Camila.

O Parque Zoobotânico está localizado na rua Pastor Guilherme Rau, 462, Saguaçu, e fica aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

Zoobotânico ganha melhorias em segurança e paisagismo

Além do novo deck, o Parque Zoobotânico está recebendo outras ações para tornar o ambiente ainda mais convidativo.

“Estamos fazendo melhorias com relação ao paisagismo, cercamento para segurança das crianças em volta do lago e, além disso, temos a parceria Amigos do Zoo, onde as empresas adotam uma área, que pode ser um recinto ou um jardim, ou fazem um projeto e doam para o município. Em contrapartida, a empresa pode fazer publicidade em tempo determinado, enquanto estivermos com essa parceria ativa no local”, explica a coordenadora.

Entre as novas melhorias, o Zoobotânico ganhou um grafite na área administrativa e de banheiros feito pelo artista José Malinoski, o “Fox”. “No final do ano passado, nós fechamos uma parceria com uma empresa que deu a pintura da parede. Nós temos nessa arte, referência aos animais que residem no parque, como o cachorro-do-mato, o tucano-de-bico-verde, o papagaio e a saíra, uma espécie de ave comum por aqui e que vive solta”, conta Camila.

A arte do grafite e um novo letreiro na guarita foram viabilizados com doação da empresa Simeflex. “Nós tivemos doação de todos os metais sanitários dos banheiros do parque pela empresa Docol, que nos deu metais sanitários, torneiras e vasos sanitários no final do ano passado”, acrescenta. A doação também foi por meio do projeto Amigos do Zoo.

Há quatro modalidades de adoção de espaços no Parque Zoobotânico e todas as informações sobre como participar e contribuir para tornar esse espaço ainda melhor estão disponíveis no site da Prefeitura de Joinville (link.joinville.sc.gov.br/AmigosdoZoo).

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.