Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Novos equipamentos de segurança começam a ser instalados em escolas da rede estadual de Jaraguá do Sul e Schroeder

Foto: IA/Freepik

Por: Elisângela Pezzutti

27/01/2026 - 07:01

Escolas estaduais de Santa Catarina estão recebendo reforço na segurança com a instalação de câmeras de monitoramento de alta definição e de sistemas de alarme (sensores de movimento) que visam identificar qualquer ação suspeita dentro das unidades escolares. De acordo com o coordenador regional de Educação de Jaraguá do Sul, Cristiano Rodolfo Tironi, aqui na região serão beneficiadas inicialmente 21 colégios de Jaraguá do Sul e Schroeder. Em seguida, a instalação ocorrerá em outras nove escolas (cinco em Guaramirim, três em Massaranduba e uma em Corupá).

“O trabalho começou em todas as regionais do estado e a intenção é instalar os equipamentos nas 1.038 escolas da rede até o final deste ano”, informa Tironi. Inicialmente serão instaladas oito câmeras em cada escola, especialmente nas entradas das unidades, mais 20 a 30 sensores de movimento.

Uma das câmeras terá reconhecimento facial e a outra estará vinculada ao ‘botão do pânico’, um dispositivo de segurança que pode ser físico ou virtual (app) e que, ao ser ativado em emergências, envia um alerta silencioso e geolocalizado (GPS) para a Polícia ou uma central de monitoramento. “As demais serão externas, fazendo o perímetro da unidade escolar. A Khronos, empresa vencedora da licitação na nossa Regional, ficará responsável por monitorar os equipamentos”, completa Tironi.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

O valor do investimento não foi divulgado.

Objetivo é instalar os equipamentos nas 1.038 escolas da rede estadual até o final deste ano | Foto: Leo Munhoz/Secom

Outras ações para aumentar a segurança nas escolas

Em Santa Catarina, as escolas estaduais já contam com vários esforços para aumentar a segurança de alunos, professores e funcionários, como a Rede de Segurança Escolar da Polícia Militar (PM), vigias terceirizados, além de policiais que atuam dentro das unidades por meio do programa Escola Mais Segura.

O secretário de Segurança Pública, Flávio Graff, destaca que o monitoramento de áreas estratégicas e de grande circulação permite identificar possíveis riscos, como criminosos com mandado de prisão em aberto. “Essa tecnologia vem alcançando resultados positivos durante os estudos técnicos que a SSP vem realizando em grandes eventos pelo estado, a exemplo do carnaval de Florianópolis e da Festa Nacional do Pinhão, em Lages, onde ocorreram prisões por meio da tecnologia”, afirma.

Tecnologia

Além dos recursos de IA para detecção de humanos e veículos, reduzindo falsos alertas e aumentando a eficiência da vigilância, as câmeras de alta definição também permitem buscar objetos específicos nas imagens, como mochilas e bicicletas. Outra funcionalidade das câmeras é o LED infravermelho, que permite melhor desempenho em ambientes com pouca luz.

As duas principais pastas envolvidas neste trabalho são a Secretaria de Estado da Segurança Pública e a Secretaria da Educação, mas estão envolvidas várias estruturas do Estado, como a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros Militar e as polícias Militar, Civil e Científica.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.