Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Prefeitura de Blumenau lança edital de concessão do Parcão

Foto: Divulgação/PMB

Por: OCP News Vale

26/01/2026 - 08:01 - Atualizada em: 26/01/2026 - 08:34

Prefeitura de Blumenau lançou nesta quarta-feira, dia 21, o edital de concessão pública do Parque dos Animais Dra. Lúcia Sevegnani, conhecido como Parcão. A iniciativa é conduzida pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Meio Ambiente e Sustentabilidade e marca um novo capítulo para o espaço, unindo lazer, cuidado com os animais e desenvolvimento econômico. Tudo isso, claro, mantendo o acesso gratuito à comunidade.

A proposta prevê a implantação de áreas de convivência, lazer e eventos de conscientização voltados ao bem-estar animal, permitindo a exploração comercial do parque pelo período de 20 anos, prorrogáveis por mais 10. Em contrapartida, a empresa vencedora será responsável por investir em infraestrutura, adotar mecanismos de gestão sustentável, além de realizar a manutenção permanente do parque e de seus equipamentos.

Do total da área, 50% deverá permanecer com acesso livre ao público, incluindo mobiliário urbano, equipamentos e banheiros. A outra metade poderá contar com acesso controlado, oferecendo atrativos como piscina para pets, brinquedos e outros serviços diferenciados. O edital também autoriza a exploração comercial do espaço, com opções de alimentação e publicidade.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Para o prefeito de Blumenau, Egidio Ferrari, o projeto fortalece a política pública de cuidado com os animais e amplia o papel do parque na cidade. “O Parcão tem uma função social e afetiva importante para Blumenau. Com a concessão, conseguimos garantir mais estrutura, inovação e serviços, promovendo o bem-estar animal, com espaços de qualidade para os pets e seus tutores”, destaca o prefeito.

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Walfredo Balistieri, ressalta que a concessão representa uma oportunidade estratégica para o município. “Além da importância de promover o bem-estar animal, o modelo permite atrair investimentos privados, gerar novos negócios, movimentar a economia local e criar empregos, tudo isso sem abrir mão do interesse público”, afirma.

“O Parcão sempre foi um importante espaço de lazer e convivência para toda a população e seus animais de estimação. Com essa concessão, temos uma junção do cuidado com os pets, da conscientização e do desenvolvimento econômico em um só projeto”, aponta o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Robson Tomasoni.

A concessão será realizada por meio de pregão eletrônico, marcado para o dia 11 de fevereiro, às 8h25, com acesso pelo site comprasbr.com.br. O valor mínimo de outorga estipulado pelo município é de R$ 1 mil por mês. Mais detalhes do Edital 112/2025 podem ser conferidos no Portal da Transparência da Prefeitura.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Vale

Publicação da Rede OCP de Comunicação