Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Fiesc lança 4ª edição de evento de inovação e tecnologia para setor de defesa

Gilberto Seleme, presidente da FIESC, destaca evento como oportunidade para a indústria catarinense / crédito: FIESC

Por: Pedro Leal

23/01/2026 - 13:01 - Atualizada em: 23/01/2026 - 13:58

Empresas de Jaraguá do Sul e região terão, em maio, a oportunidade de potencializar negócios com o setor de defesa e segurança nacional.

A Federação das Indústrias (Fiesc) divulgou, oficialmente, as datas de 21 e 22 de maio para a realização de mais uma edição da SC Expo Defense.

Maior evento de inovação e tecnologia com foco em defesa e segurança do Brasil, a Expo Defense 2026 trará em sua programação, além da exibição de produtos, projetos e serviços para o ramo, rodadas de negócio, debates sobre temas estratégicos e oportunidades de networking com decisores.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Na sua quarta edição, o evento se consolida como uma das mais importantes plataformas onde indústria, startups, forças armadas e de segurança, entes governamentais, centros de pesquisa e inovação e universidades se encontram para gerar negócios de impacto.

“O ecossistema de inovação catarinense é muito robusto e o evento se apropria desse ambiente para fomentar novos negócios e projetos voltados ao mercado de defesa e segurança”, explica o presidente da Fiesc, Gilberto Seleme.

Para o presidente do Conselho de Desenvolvimento da Indústria de Defesa (Condefesa) da Fiesc, Cesar Olsen, o objetivo do evento é construir parcerias robustas entre as Forças, indústria e academia, para construir um ecossistema de inovação capaz de apoiar o desenvolvimento de tecnologias críticas de defesa, segurança e resiliência.

“O investimento em tecnologias de defesa fomenta a inovação em outras áreas, como sistemas, softwares ou materiais com aplicações tanto civis quanto militares, como drones, GPS, sensores e IA, satélites”, explica.

Oportunidades para indústrias de todo o estado

Santa Catarina tem se destacado nacionalmente em projetos de biotecnologia e newspace, além do setor naval – com a construção das Fragatas Tamandaré, em Itajaí. “A SC Expo Defense é uma iniciativa que se alinha com o desenvolvimento tecnológico dessas áreas, oferecendo uma vitrine qualificada para empresas que queiram se relacionar com o setor de defesa e segurança”, avalia Olsen.

O evento se consolidou nos últimos anos como o principal encontro do Sul do país voltado ao setor de defesa, segurança e tecnologia dual. Em sua mais recente edição, o evento não apenas reuniu representantes das Forças Armadas, empresas e instituições de pesquisa, como também apresentou resultados concretos: novos acordos de cooperação, prospecção de negócios e a ampliação do diálogo entre indústria e governo. A feira reforçou a capacidade catarinense de inovar e de ocupar espaço em cadeias produtivas estratégicas, tradicionalmente dominadas por grandes centros industriais do país.

Célio Bayer, vice-presidente regional da Fiesc no Vale do Itapocu, avalia que a SC Expo Defense funciona como vitrine para tecnologias emergentes, estimula a diversificação produtiva e abre portas para que empresas de diferentes portes ingressem em mercados de alto valor agregado. Além disso, fortalece a articulação entre universidades, centros de inovação e o setor produtivo, criando um ambiente favorável ao desenvolvimento de soluções aplicáveis tanto ao uso militar quanto civil.

Nesse cenário, empresas de Jaraguá do Sul e região despontam com grande potencial de participação. O município, reconhecido nacionalmente por sua força nos setores metalmecânico, têxtil e de alimentos, reúne competências que dialogam diretamente com as demandas apresentadas na feira. Indústrias metalmecânicas podem fornecer componentes, estruturas e sistemas para veículos, equipamentos e infraestrutura de defesa. O setor têxtil, por sua vez, tem capacidade para desenvolver tecidos técnicos, uniformes especiais e materiais de proteção. Já o segmento de alimentos possui expertise para atender exigências de logística, conservação e nutrição voltadas a operações militares e emergenciais.

A presença dessas empresas na SC Expo Defense representa uma oportunidade estratégica para ampliar mercados, agregar valor aos produtos e fortalecer a imagem da região como polo industrial versátil e inovador. Em um momento em que o Brasil busca ampliar sua autonomia tecnológica e fortalecer sua base industrial de defesa, o evento mostra a empresas de Santa Catarina — e especialmente na região de Jaraguá do Sul — como elas podem contribuir com o País.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).