Projeto beneficia idosos em Jaraguá do Sul
Um projeto viabilizado com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDI) está oferecendo vagas gratuitas para a prática de exercícios físicos orientados, além de atividades culturais e esportivas voltadas aos idosos de Jaraguá do Sul. As inscrições já estão abertas e os encontros acontecerão no Centro de Artes Integradas (CAI), localizado na Rua Reinoldo Rau, 289, no Centro.
De acordo com a secretária municipal de Assistência Social e Habitação, Bianca Schwartz Uber, a iniciativa representa mais uma ação de cuidado com a população idosa do município. “O projeto tem como objetivo promover o bem-estar e a qualidade de vida dos idosos, valorizando um envelhecimento saudável, com mais saúde, autonomia e convivência social. Por meio dos recursos do FMDI, conseguimos transformar políticas públicas em ações concretas”, destacou.
O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI), Alexandre José Vota, reforça que a iniciativa contribui diretamente para a proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa. “É um direito já garantido pelo Estatuto do Idoso e que aqui está sendo colocado em prática”, afirmou.
Segundo a coordenadora geral do Programa Viver Bem na Maturidade (Provem), Marli Forte, serão formadas turmas com aulas semanais. “As atividades serão desenvolvidas em núcleos de atuação, com professores formados e coordenadores especializados na área de Gerontologia”, explicou.

Manter-se ativo física, mental e socialmente é fundamental para garantir qualidade de vida e bem-estar na maturidade | Foto: Freepik
Aulas gratuitas de hidroginástica
Também com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, outro projeto está oferecendo vagas gratuitas para aulas de hidroginástica destinadas à população idosa. Serão formadas duas turmas com aulas semanais: segundas e quartas-feiras, às 9h30, e terças e quintas-feiras, às 15h30. As atividades ocorrerão em academia especializada, com professores habilitados e coordenação de profissional especializado na área.
O Projeto Água é Vida – Hidroginástica para Idosos tem como objetivo promover o bem-estar e a qualidade de vida, incentivando um envelhecimento saudável, com mais autonomia e integração social. Para a secretária Bianca Schwartz Uber, a iniciativa reforça o compromisso do município com seus idosos. “Por meio dos recursos do FMDI, conseguimos transformar políticas públicas em ações concretas que melhoram a qualidade de vida e valorizam quem tanto já contribuiu com a nossa cidade”, afirmou.
O presidente do CMDI, Alexandre José Vota, ressalta que a hidroginástica é uma atividade de baixo impacto, indicada especialmente para idosos com dores articulares, artrite ou artrose. “Além disso, auxilia na redução do estresse, da ansiedade e da depressão”, explicou.
Já o coordenador pedagógico, professor e gerontólogo Omar Forte destaca os benefícios da atividade no meio aquático. “A hidroginástica preserva articulações fragilizadas ao longo dos anos e se mostra eficaz não apenas na melhora do condicionamento físico, mas também do bem-estar psicológico e da autoestima”, disse.
As vagas são limitadas e, caso a procura seja superior à oferta, poderá haver processo de seleção após o período de inscrições, que podem ser feitas pelo link divulgado no Instagram do @provem_sc ou presencialmente no Centro de Artes Integradas (CAI), na Rua Reinoldo Rau, 289, salas 101 e 102. Informações adicionais estão disponíveis pelo telefone/WhatsApp (47) 98440-0880.
Ambos os projetos são realizados por meio de convênio com a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação e do CMDI, com organização do Instituto Emílio Carlos Jordan (Inecajo).