Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Longevidade ativa: Dia do Aposentado reforça importância de envelhecer com qualidade e propósito

Foto: Freepik

Por: Elisângela Pezzutti

24/01/2026 - 07:01

Celebrado em 24 de janeiro, o Dia do Aposentado convida à reflexão sobre uma fase da vida que vai muito além do encerramento da carreira profissional. A aposentadoria representa, para milhões de pessoas, a oportunidade de investir em saúde, autonomia, convivência social e novos propósitos. Em um país que envelhece rapidamente, manter-se ativo física, mental e socialmente após essa etapa é um dos principais fatores para garantir qualidade de vida e bem-estar na maturidade.

O Japão é o país com o maior número de pessoas centenárias no mundo, resultado de um estilo de vida que valoriza atividade constante, convívio social e propósito. Esse conceito, conhecido como Ikigai — a felicidade de estar sempre ocupado — ganha ainda mais relevância em um mundo que envelhece rapidamente. No Brasil, mais de 31 milhões de pessoas já têm 60 anos ou mais, segundo o IBGE, reforçando a importância de iniciativas que promovam saúde, autonomia e qualidade de vida na maturidade. Em Jaraguá do Sul, projetos voltados à população idosa colocam esse conceito em prática.

Projeto beneficia idosos em Jaraguá do Sul

Um projeto viabilizado com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDI) está oferecendo vagas gratuitas para a prática de exercícios físicos orientados, além de atividades culturais e esportivas voltadas aos idosos de Jaraguá do Sul. As inscrições já estão abertas e os encontros acontecerão no Centro de Artes Integradas (CAI), localizado na Rua Reinoldo Rau, 289, no Centro.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social e Habitação, Bianca Schwartz Uber, a iniciativa representa mais uma ação de cuidado com a população idosa do município. “O projeto tem como objetivo promover o bem-estar e a qualidade de vida dos idosos, valorizando um envelhecimento saudável, com mais saúde, autonomia e convivência social. Por meio dos recursos do FMDI, conseguimos transformar políticas públicas em ações concretas”, destacou.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI), Alexandre José Vota, reforça que a iniciativa contribui diretamente para a proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa. “É um direito já garantido pelo Estatuto do Idoso e que aqui está sendo colocado em prática”, afirmou.

Segundo a coordenadora geral do Programa Viver Bem na Maturidade (Provem), Marli Forte, serão formadas turmas com aulas semanais. “As atividades serão desenvolvidas em núcleos de atuação, com professores formados e coordenadores especializados na área de Gerontologia”, explicou.

Manter-se ativo física, mental e socialmente é fundamental para garantir qualidade de vida e bem-estar na maturidade | Foto: Freepik

Aulas gratuitas de hidroginástica

Também com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, outro projeto está oferecendo vagas gratuitas para aulas de hidroginástica destinadas à população idosa. Serão formadas duas turmas com aulas semanais: segundas e quartas-feiras, às 9h30, e terças e quintas-feiras, às 15h30. As atividades ocorrerão em academia especializada, com professores habilitados e coordenação de profissional especializado na área.

O Projeto Água é Vida – Hidroginástica para Idosos tem como objetivo promover o bem-estar e a qualidade de vida, incentivando um envelhecimento saudável, com mais autonomia e integração social. Para a secretária Bianca Schwartz Uber, a iniciativa reforça o compromisso do município com seus idosos. “Por meio dos recursos do FMDI, conseguimos transformar políticas públicas em ações concretas que melhoram a qualidade de vida e valorizam quem tanto já contribuiu com a nossa cidade”, afirmou.

O presidente do CMDI, Alexandre José Vota, ressalta que a hidroginástica é uma atividade de baixo impacto, indicada especialmente para idosos com dores articulares, artrite ou artrose. “Além disso, auxilia na redução do estresse, da ansiedade e da depressão”, explicou.

Já o coordenador pedagógico, professor e gerontólogo Omar Forte destaca os benefícios da atividade no meio aquático. “A hidroginástica preserva articulações fragilizadas ao longo dos anos e se mostra eficaz não apenas na melhora do condicionamento físico, mas também do bem-estar psicológico e da autoestima”, disse.

As vagas são limitadas e, caso a procura seja superior à oferta, poderá haver processo de seleção após o período de inscrições, que podem ser feitas pelo link divulgado no Instagram do @provem_sc ou presencialmente no Centro de Artes Integradas (CAI), na Rua Reinoldo Rau, 289, salas 101 e 102. Informações adicionais estão disponíveis pelo telefone/WhatsApp (47) 98440-0880.

Ambos os projetos são realizados por meio de convênio com a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação e do CMDI, com organização do Instituto Emílio Carlos Jordan (Inecajo).

 

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.