Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Câmara de Jaraguá do Sul recebe apresentação inédita do Femusc e abre celebrações dos 90 anos do Legislativo

Fotos: Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul/Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

23/01/2026 - 06:01

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, recebeu pela primeira vez uma apresentação do Femusc, na manhã de quinta-feira (22). O convite partiu do presidente do Legislativo, vereador Charles Salvador (PSDB), e contou com a presença do idealizador do festival, maestro Alex Klein. A atividade marcou o início das comemorações pelos 90 anos do Legislativo jaraguaense, assim como ocorreu no início do Femusc na semana passada que abriu as comemorações dos 150 anos de Jaraguá do Sul.

Durante o evento, Salvador destacou valores como profissionalismo, empatia, diálogo e propósito comum no ambiente da Câmara. A apresentação contou também com a presença dos vereadores Luís Fernando Almeida (MDB), Israel Cani (PL), Jair Pedri (PSD), Fernando Alflen (PL), Rodrigo Livramento (Novo) e Sirley Schappo (Novo), reforçando o caráter institucional e comemorativo do encontro.

O evento contou com um concerto sob a regência do maestro Dilson Florêncio e dez músicos de diversos países, entre eles, Peru, Chile, Costa Rica e Brasil, que tocaram uma série de composições, promovendo um momento cultural inédito no espaço legislativo.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Recém-homenageado com o Título de Cidadão Catarinense pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Klein elogiou Jaraguá do Sul e a recepção do evento. Salvador reforçou a importância de valorizar projetos culturais no município. A programação do 21º Femusc segue até sábado (24).

Afastamento

A deputada federal Carol De Toni (PL) protocolou novo requerimento na Procuradoria-Geral da República pedindo o afastamento do ministro Dias Toffoli dos processos ligados ao caso Banco Master. O pedido também é assinado pelos deputados Carlos Jordy (PL-RJ) e Adriana Ventura (Novo-SP). A iniciativa ocorre após declarações do procurador-geral Paulo Gonet, que afirmou não ter sido formalmente provocado sobre o tema, versão contestada pela parlamentar.

Análise

Segundo Carol De Toni, em dezembro de 2025 foi apresentada representação formal à PGR, arquivada sem análise aprofundada. O novo pedido lista seis fundamentos previstos no art. 252 do Código de Processo Penal, incluindo vínculos societários, relações familiares, viagens privadas, retirada de provas da custódia da Polícia Federal e transferência de ativos para offshore. A deputada afirma que reportagens do Estadão e do Metrópoles apontam contradições relevantes e sustenta que os fatos podem comprometer a imparcialidade do magistrado.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.