A região do Vale do Itapocu será representada no Campeonato Mundial de Canoagem Descida de 2026. Os atletas Wilson Völz, de Schroeder, e Marcos Zanghelini, de Jaraguá do Sul, ambos do Clube de Canoagem Kentucky, foram convocados pela Confederação Brasileira para a competição internacional.
A competição será realizada entre os dias 21 e 24 de maio, na cidade de Banja Luka, na Bósnia e Herzegovina, reunindo os principais nomes da modalidade.
Cada atleta defenderá o Brasil em uma categoria distinta. Wilson Völz disputará a classe Master B, formando dupla com Cristiano Arozi, da Associação Trescoroense de Canoagem (ASTECA), do Rio Grande do Sul. Já Marcos Zanghelini competirá na Master C, ao lado de Lauro Cesar Pereira, atleta de Lagoa Santa (MG).
A dupla do Kentucky vem representando a região em competições de alto nível há anos. Somente na última temporada, Wilson e Marcos estiveram presentes em eventos de grande relevância, como o Pan-Americano e Brasileiro da modalidade, além de já terem sido convocados para o Mundial em 2024.