Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Vamos pagar

Por: Luiz Carlos Prates

22/01/2026 - 07:01

Dentro de nós há um tribunal de justiça implacável, o verdadeiro supremo tribunal. Podemos enganar o Papa, nunca vamos enganar o nosso “superego”, nossa instância mental, subconsciente, que avalia tudo o que fazemos de bom e de ruim. Ninguém escapa. Aliás, sim, os que escapam: os fisicamente doentes, esses não têm cura, são os psicopatas, incuráveis, pessoas desajustadas mentalmente desde o nascimento. Ninguém se torna psicopata nos meados da vida. Deixe-me abrir a porta da nossa conversa. Dia destes, por exemplo, falei do elevado número de animais abandonados em Santa Catarina. Desculpas de todo tipo são dadas pelos abandonadores. Como se alguma desculpa justificasse o abandono, um abandono gerado pela ignorância de pessoas de achar que os bichos não têm sentimentos, afetos, amor mesmo. Sim, e daí? Daí que pela “lei do retorno” na vida e pela rigidez do nosso tribunal de justiça interno, vamos pagar por nossas ações. Ninguém escapa ou escapará. No caso de abandonos, vamos criar situações, inconscientes, para que sejamos de igual modo abandonados. Quem achar que isso é bobagem engana-se e se enganará de modo triste. Nós produzimos a Lei do Retorno em nossas vidas. Quando cumprimos com nossos deveres deitamos e dormimos, quando ficamos a “dever” alguma coisa na vida o sono será mais difícil, a inquietação será nossa companheira… Um ordinário, um vagabundo existencial, assalta uma senhora idosa, tira dela todo dinheirinho que ela tinha e saí tranqüilo, certo? Em princípio sim, afinal, o cara vive longe dos códigos de posturas éticas, porém… Lá pelas tantas na vida, ele vai se colocar, inconscientemente, na linha de fogo… E será atingido e morto. Isso acontecerá de uma forma ou outra. É a lei da vida, são os ditames do nosso superego. Já disse aqui que a Psicologia não tem nada de fada madrinha, ela é uma bruxa da justiça. Podemos fugir dele, dela, da polícia, de todo mundo, mas não fugiremos de nós mesmos. – “Ah, Prates, quanta bobagem tu estás dizendo”! Esse tipo de frase é uma defesa emocional de que nos valemos para justificar o que fazemos de errado, mas… O tribunal do Superego não é trouxa, vamos pagar a conta. Melhor é não ter contas a pagar…

TEMPO

Alguém vem de longe, chega ao Brasil e dá de cara com samba, carnaval, futebol, praias e caipirinha. Bah, o Brasil é o paraíso! Maior enganação, isso sim. A Organização Mundial da Saúde faz-nos saber que a população brasileira está em quarto lugar como a população mais estressada do mundo. E temos ainda uma liderança entre pessoas ansiosas sobre o planeta. Quer dizer, por fora, somos carnavalescos das fantasias e enganações, mas por dentro pegamos fogo…

VIDA

De onde vêm as nossas inquietações emocionais? Vêm do passado e do futuro. Um passado página virada e um futuro que pode nunca acontecer, mas… Vivemos apegados ao passado e nos inquietando com o que está por vir, e que bem pode não vir. A saída? Seguir os princípios budistas, viver no aqui e agora. Quem vive no aqui e agora faz o que tem que fazer, mas sem as amarras do passado e as ameaças do futuro. Quem vive assim? Não conheço…

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

FALTA DIZER

Quem vive de emprego, carteira assinada, vive à beira de um abismo, o abismo de uma repentina demissão. E as despesas? Pesquisas dizem que em torno de 42% dessas pessoas não têm dinheiro nem por um mês para sobreviver. Em razão disso, o conselho é não esperar pela chuva para ter um “guarda-chuva-poupança”. Oi, pessoal, maioria!

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.