Na noite de domingo (18), por volta das 21h56, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina foi acionado para atender a uma ocorrência de risco potencial no prédio do Procon SC, na Rua Trajano, Centro de Florianópolis. Não há registro de vítimas.
Conforme informações da diretora do Procon, a delegada Michelle Nunes, a estrutura passou por reforma recentemente e embora não haja laudo técnico sobre a queda, as primeiras informações dão conta de que foi ocasionada pelo excesso de água da chuva deste domingo, combinado com o vento.
O órgão informa ainda que a estrutura da marquise será demolida e reconstruída e a área isolada para que não ofereça riscos a quem passa pelo local.
O Procon está trabalhando com atendimento online nesta segunda-feira (19) e deverá agendar novos atendimentos a partir desta terça-feira (20).
No local, a guarnição confirmou o desabamento de parte da marquise do edifício. Diante da situação, os bombeiros realizaram o reconhecimento da área e adotaram medidas imediatas de segurança para prevenir novos riscos à população. A equipe efetuou o isolamento do perímetro afetado e acionou a Defesa Civil para avaliação técnica e adoção das providências cabíveis.
A ocorrência foi finalizada sem registro de vítimas. O CBMSC reforça a importância de que, ao identificar situações com risco estrutural, como rachaduras, desabamentos parciais ou queda de materiais, a população mantenha distância e acione imediatamente o 193 (Bombeiros) ou 199 (Defesa Civil), para que as equipes especializadas realizem a avaliação e garantam a segurança do local.