O Samae atua na atualização dos hidrômetros instalados em Blumenau. A autarquia segue determinação que consta no Plano Municipal de Saneamento Básico e tem como objetivo garantir que os quase 100 mil equipamentos que integram a rede de abastecimento de água de Blumenau não ultrapassem cinco anos de uso, conforme especificações do Inmetro.
Dessa forma, o Samae garante o uso de equipamentos novos e modernos, reduz a ocorrência de problemas e evita que os marcadores façam os registros errados do consumo. No ano passado, foram feitas 15.095 trocas de hidrômetros. Em 2026, a autarquia passará a adotar equipamentos com uma nova tecnologia: em alguns locais, serão instalados hidrômetros volumétricos com filtros. Eles são mais precisos que os velocimétricos e têm vida útil de 10 anos. Está em andamento o processo para comprar 10 mil unidades.
O hidrômetro é um equipamento público, por isso não é cobrada nenhuma taxa do consumidor para a substituição do equipamento. A substituição dos equipamentos é feita por trabalhadores da empresa Proactiva Meio Ambiente Brasil Ltda., contratada pelo Samae para fazer esse serviço. A direção da autarquia orienta que os moradores verifiquem se os funcionários estão devidamente identificados. Caso não estiverem ou cobrarem qualquer valor para fazer a troca do medidor, acione imediatamente a polícia.
Importante ressaltar que após a troca do hidrômetro, pode ser notada uma variação na medição, já que o novo equipamento tem maior precisão e pode detectar um consumo que não era registrado pelo antigo equipamento.
“A troca dos hidrômetros é uma medida importante e que traz mais segurança para o consumidor, já que os equipamentos antigos, em função de algum tipo de desgaste, perdem a precisão da medição. E vale lembrar: a troca dos hidrômetros não tem nenhum custo para o consumidor. O hidrômetro é um equipamento público, por isso o Samae faz a substituição sem cobrar nenhuma taxa”, diz o diretor-presidente do Samae, Alexandre de Vargas.
Em caso de dúvidas ou problemas com o hidrômetro, o consumidor pode solicitar que o Samae faça a aferição do equipamento. O contato pode ser feito presencialmente em algum dos nossos cinco pontos presenciais de atendimento, ou pelo telefone 115, ou pelo WhatsApp (47) 99997-6102.