Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Justiça Eleitoral projeta expansão eleitoral em SC

Foto: Arquivo/PMJ

Por: Ewaldo Willerding Neto

15/01/2026 - 07:01

Santa Catarina não cresce apenas em população: cresce em peso político. Com 8,1 milhões de habitantes e 5,5 milhões de eleitores, o estado pode incorporar até 1,1 milhão de novos votantes já nas próximas eleições. Um salto de até 20% no eleitorado que redesenha o mapa da disputa política. Esse movimento é puxado, sobretudo, pela migração: gente que chega para trabalhar, empreender e, agora, decidir os rumos do estado nas urnas. Soma-se a isso uma juventude numerosa, ainda distante do título eleitoral, mas decisiva no médio prazo. Dados do Censo 2022, divulgados em 2025, revelam que SC teve uma taxa líquida de migração de 4,66% entre 2017 e 2022, atraindo milhares de novos residentes que podem transferir seus títulos para votar em solo catarinense em 2026. Além disso, o estado possui 289 mil adolescentes de 15 a 17 anos e 90% desses jovens ainda não possuem título eleitoral. Quem entender esse novo eleitor catarinense — mais diverso, urbano e conectado — sai na frente. Quem ignorar, corre o risco de falar para um estado que já não existe mais.

Prazos

A Justiça Eleitoral faz um alerta decisivo aos eleitores e eleitoras: o prazo para emissão do primeiro título, transferência de domicílio, atualização de dados ou regularização de pendências termina no dia 6 de maio. Quase cinco meses antes das eleições, o sistema da Justiça Eleitoral será bloqueado para novas alterações.

Pesquisa

Dados de pesquisa encomendada pela Fecomércio de SC apontam que mais da metade dos consumidores (55%) acredita que a situação econômica vai melhorar neste ano. Entre os empresários, esse percentual cai para 33%, o equivalente a um terço do total. O levantamento foi realizados em Itajaí, Lages, Criciúma, Florianópolis, Blumenau, Joinville e Chapecó.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Otimismo

Na pesquisa da Fecomércio de SC, Itajaí tem maior índice de otimismo (81%); Lages vem a seguir com 80,7%. Em Criciúma, a taxa foi de 56,3%, seguido de Chapecó (53%), Florianópolis (52%) e Blumenau (48%). O resultado mais surpreendente foi o de Joinville, onde apenas 17% dos entrevistados acreditam em melhora do cenário econômico.

Salvamentos

Fotos: Prefeitura de Joinville

Foto: Arquivo/PMJ

Foto: Divulgação/CBMSC

O CBMSC registrou 1.022 salvamentos no mar, entre 15/12/2025 e 12/01/2026. Destes, 627 envolvem homens, com idade média de 25 anos. O número representa uma redução de 48,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram contabilizadas 1.986 ocorrências ao todo. Para corporação, a queda está ligada ao aumento das ações preventivas.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.