Um tenista amador fez história nesta quarta-feira (14) ao conquistar o título do Million Dollar 1 Point Slam e garantir a premiação de 1 milhão de dólares australianos (R$ 3,5 milhões).
O feito alcançado por Jordan Smith foi ainda mais impressionante pelo evento reunir grandes nomes do circuito profissional, como os dois primeiros colocados do ranking masculino, Carlos Alcaraz e Jannik Sinner. Ele inclusive venceu o italiano.
O evento-exibição tem partidas disputadas em ponto único e o sacador é decidido no tradicional “pedra, papel, tesoura”. Foi assim que Smith superou Sinner.
Campeão de New South Wales, estado da Austrália, Smith estreou derrotando a brasileira Laura Pigossi (200ª do ranking mundial). Depois, superou a americana Amanda Anisimova, número 3, o vice-líder Sinner, o espanhol Pedro Martinez (71°), e, na final, bateu Joanna Garland, do Taiwnan, a 117ª colocada na lista da WTA.

Smith ao lado de Sinner | Foto: Divulgação/Australian Open
“Eu nem sei mais. Cheguei aqui hoje só feliz por ganhar um ponto. Estava muito nervoso, mas gostei de estar aqui. Foi uma grande experiência”, disse Smith.
A decisão foi disputada na Arena Rod Laver, quadra principal do Australian Open, diante de 14.800 pessoas. Ao todo, o evento contou com 48 competidores: 24 tenistas de alto nível; 8 tenistas amadores campeões em seus respectivos campeonatos estaduais disputados na Austrália em 2025, além de oito wildcards (celebridades).
Os amadores tinham direito a dois saques, enquanto jogadores ranqueados na ATP ou WTA podiam sacar apenas uma vez.