Pelo terceiro ano consecutivo, Joinville apresenta redução nos índices de criminalidade, conforme os dados referentes aos delitos cometidos na cidade de janeiro a dezembro de 2025. No ano passado, Joinville foi considerada a terceira cidade mais segura do país entre municípios com mais de 500 mil habitantes, pelo Anuário 2025 Cidades Mais Seguras do Brasil.
“Em 2024, nós já tínhamos resultados muito bons e os números de 2025 foram ainda melhores. Joinville é uma cidade diferenciada, de um povo trabalhador, onde as forças de segurança atuam de forma muito integrada. Isso é um diferencial, a soma de esforços, de várias mãos unidas em prol de um objetivo, que é a segurança da cidade”, afirma Paulo Rogério Rigo, secretário de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville.
No caso de furtos e roubos de veículos, a redução foi mais perceptível: em 2023, foram registrados 1.249 furtos e 191 roubos de veículos. Em 2024, os números já haviam sofrido queda, com 758 furtos e 75 roubos. E no ano passado a redução continuou, com o registro de 668 furtos e 65 roubos de veículos na cidade.
Segundo o secretário Rigo, os investimentos da Prefeitura de Joinville em tecnologia na área da segurança auxiliaram a coibir delitos desse tipo, bem como outros crimes.
“Temos hoje mais de duas mil câmeras distribuídas pela cidade. A presença desses equipamentos inibe o criminoso, que sabe que está sendo vigiado. E já estamos licitando mais de 3.600 câmeras, com reconhecimento facial e recursos de inteligência artificial. É a tecnologia aliada ao material humano. E quando esses dois trabalham juntos, a chance de otimizar os trabalhos é muito grande”, explica o secretário.
Desde 2023, não ocorre nenhum latrocínio (roubo seguido de morte) em Joinville. Os roubos de residência caíram de 82 em 2024 para 61 em 2025, assim como os furtos de residência, que passaram de 2.378 para 2.347 no mesmo período.
Em relação à quantidade total de furtos e roubos, os números também mostram redução. Em 2023, haviam sido 933 roubos e 8.865 furtos, índices que caíram para 593 e 8.730 em 2024 e, agora, para 476 roubos e 8.372 furtos no ano passado.
“Em 2025, o 5º Comando Regional de Polícia Militar realizou 114 operações preventivas, sendo 33 delas integradas com as agências de segurança municipal e estadual. Como resultado destas atividades, 66 armas de fogo foram apreendidas, 1,7 toneladas de drogas retiradas de circulação, 3.252 pessoas abordadas e 1.800 veículos vistoriados. Em relação aos crimes violentos, tais como roubos, houve uma redução de cerca de 20% em comparação a 2024. Foram ainda realizadas 2.633 prisões em 2025, cerca de 17% a mais que o ano anterior, e mais de 55 mil atendimentos de ocorrências em geral, com diversos auxílios à comunidade, representando um aumento de 13%”, informa o coronel Iagã Indalêncio Cota, comandante do 5º Comando Regional de Polícia Militar, com atuação em Joinville e região.
“A redução da criminalidade em Joinville é resultado da integração entre as forças de segurança, de um trabalho estratégico e do uso de novas tecnologias, com investimentos do município em câmeras inteligentes e sistemas compartilhados de monitoramento. Em 2025, a Polícia Civil bateu recordes, com aumento de 86% nas operações e mais de 30% nas prisões, refletindo em ações qualificadas e impacto direto na redução dos principais indicadores criminais na cidade mais populosa de Santa Catarina”, destaca o delegado regional de Joinville, Rafaello Ross.
Um exemplo da integração das forças de segurança é a atuação do Grupo de Ação de Ordem Pública (GAOP). O GAOP é coordenado pela Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública, com os efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Guarda Municipal, Detrans e Defesa Civil, além de contar com o apoio essencial das secretarias de Meio Ambiente, Assistência Social, Saúde e Infraestrutura.
Em 2025, a atuação do GAOP se concentrou em vistorias em comércios de ferro-velho e imóveis abandonados, combate à embriaguez no trânsito e prevenção a construções irregulares em Áreas de Preservação Permanente (APP).