Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Prefeitura de Florianópolis investe em equipamentos para acelerar recuperação de vias

Foto: Divulgação/PMF

Por: Ewaldo Willerding Neto

14/01/2026 - 07:01

A crise climática e o uso compartilhado de vias exigem novos serviços de limpeza pública e manutenção urbana. “Hoje, é tanta chuva, tantos dias, que quando o tempo melhora temos de colocar equipes de manutenção para reparar os buracos e de limpeza para raspar e remover resíduos, tudo ao mesmo tempo, inclusive para dar segurança aos ciclistas e pedestres”, explica o secretário de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, Rafael Hahne.

Para dar conta desses desafios, em convênio com o governo do Estado, a Prefeitura de Florianópolis está investindo R$ 27,6 milhões na compra de caminhões, roçadeiras, sopradores, minicarregadeiras, retroescavadeiras e triciclos coletores. Com isso, as equipes operacionais terão condições de melhorar os serviços de limpeza, corte de vegetação, remoção de resíduos e destinação final adequada dos resíduos da limpeza pública.

De forma integrada e com novos equipamentos, será possível humanizar o trabalho e melhorar a manutenção e a limpeza dos 1,8 mil quilômetros de vias urbanas, além de implantar equipes exclusivas para cuidar das rodovias estaduais.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Capina e varrição simultâneas

A limpeza pública em Florianópolis agrega tecnologia para ganhar tempo e reduzir esforço. O trio perfeito hoje, como é chamado o conjunto de duas minicarregadeiras e um caminhão caçamba, faz capina, varrição e raspagem simultâneas. “Em uma hora, fazemos o serviço que uma equipe braçal de 12 pessoas levaria seis horas para fazer”, aponta o coordenador da Limpeza Pública, Marcos Damazio.

O desempenho é tão favorável, concorda o subsecretário de Limpeza Pública, Alcebíades Pinheiro, o Bida, que o plano é passar de uma para cinco equipes.

Madson Barbosa da Silva, é operador de máquinas da Comcap há 19 anos, e está muito satisfeito com a nova agilidade do serviço de capinação e varrição simultâneas. “Antigamente, saímos com uma máquina só e tinha de trocar implemento, demorava muito. Agora vem duas máquinas, melhorou bastante, uma passa a escova de aço, a outra passa a vassoura, fica pronto o serviço, vai embora todo mundo feliz. Tem a caçamba junto, então não precisa deixar o resíduo na calçada para que viesse outra equipe recolher na pá. É economia para o município, acaba o estresse para o morador, para o ciclista e pra gente”, valoriza ele.

Tecnologia em equipe própria

Foto: Divulgação/PMF

A mecanização dos serviços com equipes próprias têm permitido também ampliar serviços de roçagem e remoção simultânea, a partir do investimento ano passado em dois caminhões que transportam pessoas, ferramentas e resíduos. A meta é chegar a oito equipamentos destes em breve.

Também serão ampliados os serviços de lavação dos espaços urbanos com novo caminhão-pipa e equipamento lava-jato, passando de duas para três equipes próprias. Para limpeza da orla, serão colocadas em operação duas saneadoras de praia, para remoção de microlixo e aeração da areia.

Força-tarefa na Barra da Lagoa

Para reforçar as ações de limpeza pública, manutenção e fiscalização na Barra da Lagoa começou nesta terça (13), às 8h, no Mirante da Mole força-tarefa que agora segue para todo bairro, informa o subsecretário de Manutenção e Serviços, Oscar Vasques Filho.

Com serviços de poda preventiva, roçagem, raspagem, desobstrução da rede de drenagem com hidrojato, pintura de meio-fio, remoção de resíduos volumosos e fiscalização de praia, a força-tarefa reúne até quinta-feira, equipes das secretarias de Infraestrutura (Manutenção e Limpeza), Meio Ambiente (Floram) e Segurança e Ordem Pública.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.