Foi implantada a alteração de sentido no primeiro trecho da Rua João Januário Ayroso, no bairro Jaraguá Esquerdo – do entroncamento com a Rua João Planincheck até a Ponte Otíllia Prim Schmitt (ponte do Curtume). A via passou a operar com duas pistas em sentido único, do Centro para o bairro, melhorando a fluidez do tráfego.
Na sequência, haverá o prolongamento da Rua João Januário Ayroso, também em sentido único, até a ponte João Franzner (Ponte da Argi). Esse trecho fará a ligação com a nova “Ponte do Brasão”, no bairro São Luís. A Rua Enrico Fermi (Ponte da Argi), também passará a ter sentido único, da Rua João Januário Ayroso em direção à Rua Walter Marquardt.
Completando o sistema binário, parte da Rua Ângelo Rubini e da Rua Walter Marquardt terão sentido único no trajeto bairro/Centro. Esse fluxo começa na “Ponte do Brasão”, no bairro Barra do Rio Cerro até a Ponte do Curtume, no bairro Barra do Rio Molha, nas proximidades do Komprão.
O trecho da Rua Walter Marquardt, entre a rotatória da Ponte do Curtume (Komprão) e o trevo de acesso à Rua 25 de Julho, próximo ao Posto Mime, continuará operando em sentido duplo. Segundo o secretário de Planejamento e Urbanismo, Anselmo Luiz Jorge Ramos, a implantação de binários é uma medida técnica para garantir mais fluidez, previsibilidade e segurança no trânsito.
Estávamos a beira de um colapso nos horários de pico e tivemos que tomar essa decisão. Serão necessários outros equipamentos como novas pontes, abertura de ruas e outras melhorias. Mas os estudos baseados em dados coletados pelos semáforos inteligentes – como veículos por hora nos horários de pico, tamanho das filas, entre outras informações, sugerem medidas urgentes para enfrentar o problema
Ele destaca que os estudos indicam um período de adaptação de 30 a 90 dias para que os motoristas se ajustem às novas rotas, e para que o trânsito volte à normalidade.