Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Câmara de Jaraguá do Sul bate recorde e ultrapassa 2,2 mil indicações em 2025

Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul

Por: Gabriel JR

13/01/2026 - 13:01 - Atualizada em: 13/01/2026 - 13:37

A Câmara Municipal de Jaraguá do Sul encerrou 2025 com o maior número de indicações já registrado na história do Legislativo. Ao todo, foram 2.215 matérias protocoladas pelos vereadores ao longo do ano, superando com ampla margem os volumes de 2024 (611), 2023 (758), 2022 (676), 2021 (1.620) e 2017 (1.855). Nem mesmo anos tradicionalmente mais movimentados, como início de legislatura, alcançaram o patamar atingido em 2025.

Somente em janeiro, mais de 570 indicações foram encaminhadas à Prefeitura, além de projetos de lei, requerimentos, moções e pedidos de informação. As indicações são utilizadas pelos parlamentares para sugerir providências ao Executivo e outros órgãos, sem força de lei, mas funcionam como um termômetro das principais demandas da comunidade.

Entre os temas mais recorrentes estão pavimentação, recapeamento, tapa-buracos, patrolamento de estradas, sinalização viária, implantação de binários, abertura de novas vias e criação de terceiras faixas. A modernização da iluminação pública com tecnologia LED aparece de forma massiva, assim como pedidos relacionados ao transporte coletivo, saneamento, drenagem, limpeza de rios e prevenção de enchentes.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Na segurança pública, o vereador Delegado Mioto (União) apresentou indicação solicitando a criação de uma Guarda Municipal, alertando para a falta de efetivo da Polícia Militar e a necessidade de reforço preventivo. Já Osmair Gadotti (MDB) pediu a instalação de guard rail no acesso entre a JGS Ricardo Luiz Floriani e a JGS Quirino Lunelli, no Ribeirão do Norte, devido ao risco de veículos serem lançados em uma lagoa às margens da via.

Na área social, Jonathan Reinke (União) sugeriu estudo para permitir a doação de equipamentos em bom estado deixados no PEV a pessoas de baixa renda, com controle via CRAS. Sirley Schapo (Novo) solicitou a implantação da oficina “Masculinidades” em todos os CRAS do município, voltada à prevenção da violência contra a mulher.

A saúde concentrou grande volume de indicações. Almeida (MDB) pediu a implantação de uma UPA 24 horas no bairro Barra do Rio Cerro. Charles Salvador (PSDB) sugeriu atendimento preventivo com exames realizados nas residências. Jair Pedri (PSD) solicitou a inclusão de camas hospitalares e cadeiras de banho no programa de empréstimo de equipamentos do SUS. Cani (PL) indicou a definição de prazo máximo de espera no atendimento da rede pública e a criação de lei para evitar a cobrança de ar na tubulação do sistema de água.

Também houve diversas solicitações para a Arena Jaraguá, envolvendo manutenção, reformas, iluminação, sonorização e até a criação de um Museu do Esporte. A vereadora Natália Lucia Petry (MDB) pediu melhorias estruturais na Arena e no Centro de Treinamento Prefeito Durval Vasel. Na educação, Professor Fernando Alflen (PL) solicitou a revisão da regra que impõe seis meses de intervalo para recontratação de ACTs. Rodrigo Livramento (Novo) apresentou indicação cobrando mais transparência na publicação de termos aditivos de contratos no Portal da Transparência.

O número recorde de indicações em 2025 evidencia a forte atuação dos vereadores como intermediários das reivindicações da população, reunindo pedidos que vão desde manutenção básica até propostas estruturais para acompanhar o crescimento de Jaraguá do Sul.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Gabriel JR

Repórter e radialista com 15 anos de experiência na área de comunicação