Com os temporais que costumam ocorrer em Joinville durante o verão, é comum que os joinvilenses sejam alertados pela Defesa Civil sobre possíveis riscos ocasionados por fenômenos climáticos, como chuva, vento e granizo.
São diferentes tipos de alerta enviados conforme a gravidade da situação: as mensagens via SMS, encaminhadas pela Defesa Civil estadual, e os Alertas Severo e Extremo, serviços administrados pelas Defesa Civil nacional e estadual, além das comunicações pelos canais oficiais da Prefeitura.
Alerta por SMS
O alerta por SMS requer que o usuário cadastre-se para recebê-lo. É só enviar o CEP da residência por mensagem de texto (SMS) para o número 40199 para receber os alertas gratuitos emitidos pela Defesa Civil estadual. As notificações limitam-se à área cadastrada.
Esse cadastro por SMS tem caráter preventivo. O cidadão recebe com maior antecedência o aviso de um evento meteorológico com probabilidade de acontecer e pode tomar as devidas precauções, como se manter abrigado em caso de temporais.
Alerta Severo
O Alerta Severo não requer pré-cadastro. Ele faz uso da tecnologia Cell Broadcast, que dispara alertas para todos os celulares conectados às antenas 4G ou 5G das operadoras na área de risco. Dessa forma, qualquer pessoa presente na região é alertada, mesmo se não tiver cadastro pelo SMS.
Este alerta, que é disparado pela Defesa Civil de Santa Catarina, indica uma situação de perigo muito alto e pede que o cidadão siga as recomendações enviadas. Além da mensagem de texto que aparece como um pop-up na tela do celular, sobrepondo outros aplicativos, é emitido um sinal sonoro mais curto no smartphone.
“No Alerta Severo, o cidadão vai receber um bip no celular em que vai constar uma mensagem de autoproteção quando há risco provável ou alto para ocorrências”, explica Maiko Richter, diretor da Defesa Civil.
Alerta Extremo
Outro tipo de aviso é o Alerta Extremo, que é disparado pela Defesa Civil nacional e ainda não foi emitido em Joinville. Ele é o mais alto nível de alerta e indica uma situação de emergência com risco iminente à vida, que requer uma ação imediata. A ferramenta faz uso da rede de telefonia celular para emitir alertas sonoros, até mesmo nos aparelhos que estão no modo silencioso.
“O Alerta Extremo indica situação de grande perigo, onde algo já está ocorrendo no município. A partir daí, a Defesa Civil emitirá um alerta pelo qual você perceberá uma sirene em seu celular, constando também a mensagem de autoproteção e a qual risco você está exposto”, destaca Maiko.
Informação nos canais oficiais da Prefeitura
Nos canais de comunicação oficiais da Prefeitura de Joinville, como o site joinville.sc.gov.br e as redes sociais (Instagram e Facebook), a população também recebe orientações sobre as condições climáticas. Esses avisos vão desde a previsão de tempo, chamando a atenção para o risco de temporais, até rotas alternativas no trânsito, abertura de abrigos, orientações da Defesa Civil, entre outras informações.
O que é o Plancon
Quando há possibilidade de eventos climáticos ou já há ocorrências registradas, os moradores também podem ouvir falar do Plano de Contingência (Plancon). Esse é um instrumento da Prefeitura de Joinville que indica quais ações os órgãos municipais devem realizar de acordo com o estágio da situação.
Ele está estruturado em cinco cores: o verde representa o estágio de normalidade. Depois vem o amarelo, quando não há ocorrências registradas, mas há risco de situações como alagamentos devido às chuvas volumosas e persistentes, o que coloca as equipes no estágio de mobilização.
Já o nível laranja é de atenção e significa que ocorrências foram registradas em Joinville e que além das forças de resgate e salvamento, como a Defesa Civil, as demais secretarias municipais estão preparadas para atender a população, caso haja necessidade.
O quarto estágio do Plancon é o de alerta, representado pela cor vermelha. Ele é acionado quando uma ou mais ocorrências graves impactam a cidade ou há incidência simultânea de diversos problemas de médio e alto impacto em diferentes regiões.
E por fim, o último estágio é o roxo. Nesta situação de catástrofes extremas, diversas regiões da cidade estão impactadas, causando reflexos graves e importantes que afetam severamente a rotina da população. Sempre que o nível do Plancon sobe, a comunidade é comunicada por meio do site, redes sociais da Prefeitura e atualização no aplicativo Joinville Fácil.