Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Moraes autoriza que Delgatti, hacker condenado, vá para semiaberto

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Por: Elisângela Pezzutti

13/01/2026 - 10:01 - Atualizada em: 13/01/2026 - 10:20

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, autorizou, nesta segunda-feira (12), que o hacker Walter Delgatti Neto cumpra o restante da pena em regime semiaberto. Delgatti está preso em regime fechado desde agosto de 2023, após ser condenado, junto com a ex-deputada federal Carla Zambelli, pela invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça.

Ao pedir a progressão de regime, a defesa de Delgatti alegou que ele já cumpriu mais de 20% dos oito anos e três meses da pena de prisão que recebeu do STF. A Procuradoria-Geral da República se manifestou de forma favorável à progressão, ao considerar que ele cumpre os requisitos legais e tem bom comportamento.

Progressão de regime

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Alexandre de Moraes autorizou a progressão de regime, mas alertou que, em caso de nova sentença condenatória, Delgatti perde o benefício e volta para a prisão em regime fechado. Isso porque ele responde a outro processo por invasão a contas pessoais de autoridades públicas, como a do então juiz federal Sergio Moro.

Nesse caso, Delgatti já foi condenado em primeira instância a 20 anos de prisão, mas ainda pode recorrer.

Invasão ao sistema do CNJ

No processo em que foi condenado junto com Carla Zambelli, a ex-deputada foi apontada como a autora intelectual e financiadora das invasões aos sistemas do CNJ e o hacker, o executor.

A perícia policial identificou no celular de Zambelli arquivos idênticos aos documentos falsos que foram inseridos por Delgatti nos sistemas do CNJ. Entre eles, um mandado de prisão e uma ordem de quebra de sigilo bancário contra o próprio ministro Alexandre de Moraes, relator da ação.

Zambelli foi presa na Itália em julho do ano passado. Já está em andamento um processo de extradição para que ela cumpra a pena no Brasil.

Fonte: Agência Brasil

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.