A Defesa Civil de Joinville fez uma vistoria na manhã desta segunda-feira (12/1) à área atingida por fortes ventos no último sábado (10/1), no bairro Vila Cubatão. Com base nas imagens da equipe e nas informações detectadas pelos radares meteorológicos, a Defesa Civil estadual descartou a possibilidade de microexplosão na região.
Conforme nota meteorológica, houve um forte vendaval associado ao temporal que se intensificou rapidamente no fim da tarde de sábado, em um fenômeno comum no verão. De acordo com o radar que estima a velocidade do vento, as rajadas ficaram entre 60 e 80 km/h na região impactada.
Os Bombeiros Voluntários foram acionados para cerca de 30 ocorrências de quedas de árvores em via pública durante o sábado, no Cubatão. Também foram registrados destelhamentos na região e a Defesa Civil fez a entrega de lonas aos moradores de uma residência que solicitaram o material.
Nesta segunda-feira, segue o alerta para o risco de temporais com granizo, raios e vento forte, condição que deve se estender para a terça-feira (13/1).