Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Comece pelo propósito

Por: Dr. Hugo Martins de Oliveira

12/01/2026 - 10:01 - Atualizada em: 12/01/2026 - 10:34

Passa como um filme na minha cabeça.

Conheci a medicina pela sua porta de entrada mais comum e muitas vezes dolorida: um diagnóstico de câncer, no ano 2000. Vinte e cinco anos se passaram. De paciente, tornei-me médico. Oncologista pediátrico. Vivi a medicina dos dois lados da mesa: como quem recebe um diagnóstico e como quem o comunica. Também a vivi pela gestão, pela liderança, pela administração. Em muitas faces.

E, ainda assim, a medicina nunca deixou de me encantar.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Vestir um jaleco nunca foi, para mim, usar uma capa de super-herói. Sempre foi vestir a capa da minha missão, cuidar do ser humano. A medicina foi e continua sendo um grande laboratório humano. Cada criança, cada família, cada história me ensinou sobre o coração humano: o que gera esperança, o que provoca dor, o que cura, o que paralisa. Vi o melhor e o pior do ser humano. Luzes e sombras. E aprendi.

Por muito tempo, acreditei que a medicina me limitava. Hoje entendo: foi ela que me abriu janelas. Para o mundo. E, principalmente, para mim mesmo, para a minha identidade, propósito e prosperidade.

Foi na faculdade que conheci minha esposa. Construí minha família. Hoje sou pai de dois filhos. E carrego os títulos mais importantes da minha vida: sou marido, sou pai, sou família. Esse é o meu maior patrimônio.

Com o tempo, algo foi ficando cada vez mais claro: meu chamado sempre foi maior do que um cargo, uma função ou um consultório. Sempre tive uma inquietação clara. Um inconformismo com o “comum” sendo que pode ser melhor, com o igual, com o raso. Uma voz interior que me impulsionava a educar, despertar, desenvolver pessoas, romper com os limites que impedem de avançar, transformar obstáculos em degraus.

Hoje, reconheço com maturidade: o tempo de consultório está se encerrando. Eu sinto. Eu aceito. E, embora doa, eu honro esse ciclo. Porque maturidade também é saber fechar portas com gratidão para atravessar outras com coragem.

Não deixo a medicina. Eu a honro. Mas sigo além dela.

Entro agora, de forma consciente e intencional, em uma nova fase da minha missão: atuar como mentor, educador, formador de pessoas e empreendedor. Ajudar outros a acessarem identidade, propósito, maturidade emocional e espiritual. Construir uma vida de valor de dentro para fora.

Eu sei por que eu vim. Eu sei para onde eu vou. E sigo fazendo, com amor e obediência, aquilo que fui chamado para fazer.

Não busco fama, aplausos ou reconhecimento como fim. Tudo é por Ele. Antes de ser conhecido por muitos, meu maior desejo é ser conhecido por Deus como um filho amado.

Nesta nova etapa, sigo mais leve, mais preparado, inteiro e mais responsável. Menos preocupado em agradar pessoas e mais comprometido com a missão que me foi confiada.

E sigo com uma pergunta que não me gera mais ansiedade, mas liberdade:

Até onde eu consigo chegar?

Talvez não saber a resposta seja exatamente o que me mantém em movimento, dependente de Deus, fiel ao processo e comprometido com o crescimento.

Se você também está nesse lugar, entre o que foi e o que ainda não é, saiba: isso não é confusão. Pode ser apenas transição, decisão de dar o próximo passo aceitando o desafio.

O que eu sei, reconheço, é que não cheguei até aqui sozinho.

A caminhada que me trouxe até este ponto com identidade mais clara, autoconhecimento, foi e continua sendo marcada por encontros, confrontos saudáveis, direcionamentos firmes e muito amor aplicado na forma de verdade.

Por isso, este artigo é, acima de tudo, um texto de gratidão.

Quero honrar mentores que me despertaram, me lapidaram e me ajudaram a acessar níveis que sozinho eu não acessaria:

Cada um, à sua maneira, contribuiu para o meu despertar, não apenas profissional, mas humano, emocional e espiritual.

Também honro quem sustenta essa jornada no lugar mais sensível da vida: dentro de casa.

Minha esposa, Sarah Oliveira, que caminha comigo nos bastidores, nas decisões difíceis e nos dias silenciosos. Meus filhos, Bento e Pedro, que me lembram diariamente do que realmente importa e do legado que vale a pena construir.

Honro minha família de origem: meus pais, Seu Raimundo e Dona Cida, que me ensinaram valores antes mesmo de eu entender o que era propósito; meu irmão Gustavo, e tantos amigos que, com amor e verdade, me lapidaram ao longo do caminho.

Sem o despertar provocado por cada um de vocês, eu não estaria preparado para viver e desfrutar uma vida com mais identidade, propósito e prosperidade — não apenas material, mas integral.

Conteúdo do artigo

Uma nova etapa

Nesta semana, 15 de janeiro, inicio uma nova etapa muito especial: o lançamento do livro Comece pelo Propósito, ao lado de Carlos Wizard e outros autores.

Recebo esse momento com temor, alegria e obediência a Deus. Porque aprendi que propósito não é algo que a gente inventa é algo que a gente responde.

Que eu continue sensível à voz de Deus, humilde para aprender, corajoso para avançar e grato por cada pessoa que Ele colocou no caminho.

Se hoje você também não sabe até onde consegue chegar, talvez isso não seja um problema. Talvez seja apenas um convite para continuar caminhando com verdade, responsabilidade e fé.

Seguimos.

Quer começar, comece pelo propósito.

Aceita o convite? Faça sua inscrição neste link.

https://app.novoingresso.com.br/eventos/networking-e-lancamento-comece-pelo-proposito


Dr. Hugo Oliveira é Médico, mentor de empresários e lideres, palestrante e especialista em inteligência emocional, ajudo pessoas a desenvolverem uma vida com propósito, identidade e equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Minha missão é clara: transformar vidas através do autoconhecimento, da cura emocional e da liderança com valores.

Com uma trajetória marcada pela superação, inclusive de um câncer aos 14 anos, e uma carreira médica pautada pela excelência, combino minha formação em medicina com uma atuação intensa no desenvolvimento humano na Imersão Vida de Valor (VdV). Meu foco é despertar nas pessoas uma mentalidade imparável, inteligência emocional madura e clareza de propósito para viverem uma vida de valor.

Sou fundador do Instituto do Câncer Oliveira (@institutooliveirasc), em Joinville-SC, uma iniciativa que oferece apoio a famílias que enfrentam o diagnóstico de câncer, refletindo também meu compromisso com os princípios e valores cristãos que sustentam tudo o que faço.

Minha atuação se baseia em uma verdade essencial: uma vida que vale a pena ser vivida começa por dentro, sendo quem você é, sendo diferente, se sentindo bem e sendo inesquecível por onde passar.

🔗 Redes sociais e conteúdos:

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp