O governador Eduardo Pinho Moreira visitou na manhã desta quinta-feira (10) o Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres (Cigerd), que fica junto ao prédio da Defesa Civil, na Avenida Governador Ivo Silveira, em Florianópolis e será inaugurado na próxima sexta-feira (18).
O local contará com diversos órgãos que atuam diretamente na prevenção e gestão dos desastres. Ao apresentar a estrutura, o secretário da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, informou que as diferentes áreas ficarão reunidas no Cigerd, para que medidas sejam tomadas em conjunto e seja possível diminuir o tempo de resposta ao cidadão em uma situação de eventos adversos.
“O Centro é uma estrutura moderna, que com certeza trará muito mais proteção a todos os catarinenses, repassando informações mais precisas à população, e agindo mais rapidamente para ajudar possíveis vítimas”, disse o governador.
A estrutura vai integrar Centro de Monitoramento e Alerta, Meteorologia, Sistema de Hidrometeorologia, Geologia, Mapeamento de Áreas de Risco, Planos de Contingência, Planos de Ações Emergenciais, Gestão de Crise e Respostas a Desastres.
Vinte Cigerds em SC
No Estado são 20 centros do mesmo modelo, estrategicamente distribuídos. Todos serão interligados com a base, o Cigerd de Florianópolis. No projeto foram utilizadas as maiores referências em gestão de crises e desastres do mundo. Os exemplos foram adaptados a características e necessidades de Santa Catarina.
“Com a inauguração do Cigerd Florianópolis, o Estado estará mais bem preparado para enfrentar situações adversas em qualquer área”, ressaltou Moratelli.
No total foram investidos no Cigerd R$ 44 milhões, do Pacto por Santa Catarina e do Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil, que é destinado exclusivamente para essa área.
*Com informações do Governo de Santa Catarina