Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 29 de dezembro a 02 de janeiro de 2026

Foto: Eduardo Valente/GOVSC

Por: Elisângela Pezzutti

02/01/2026 - 15:01 - Atualizada em: 02/01/2026 - 15:04

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulgou o relatório de balneabilidade nº 8 com as informações referentes à semana de 29 de dezembro a 02 de janeiro de 2026. De acordo com as amostras coletadas nos 259 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 174 estão próprios para banho, o que representa 67,18%. Em Florianópolis, dos 87 pontos analisados, 57 estão adequados para banho, o que equivale a 65,52%.

Todas informações e considerações técnicas do relatório podem ser conferidas na íntegra aqui: https://balneabilidade.ima.sc.gov.br/relatorio/downloadPDF/2025-12-30

No site as informações são atualizadas automaticamente e todo cidadão pode acompanhar os relatórios emitidos, bem como, o resultado mais atualizado da propriedade de cada ponto, basta clicar nas bandeirinhas que aparecem no mapa ou conferir o menu ‘histórico’.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Legislação

O Programa de Monitoramento da Balneabilidade é regulamentado pela Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) nº 274/2000, que estabelece critérios para a classificação das praias como próprias ou impróprias para banho, baseado na concentração da bactéria Escherichia coli.

A água é considerada:

Própria: quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.

Imprópria: quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior que 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

Atenção, banhistas!

O banho de mar não é recomendado nas primeiras 24 a 48 horas após chuvas intensas, nem nas áreas próximas à saída de canais ou galerias de águas pluviais. Durante e após períodos de chuva, a água que escoa pelas ruas pode carregar resíduos, sedimentos e outros contaminantes, que acabam chegando ao mar e comprometendo a qualidade da água para banho.

Essas condições podem aumentar a presença de bactérias e microrganismos, representando riscos à saúde, como irritações na pele, conjuntivites e infecções gastrointestinais.

Para garantir um banho seguro, recomenda-se:

Evitar o mar logo após chuvas fortes;
Preferir áreas mais afastadas de saídas de drenagem pluvial;
Consultar o monitoramento de balneabilidade do IMA, atualizado semanalmente no verão e mensalmente no restante do ano.

Cronograma

O Programa de Monitoramento de Balneabilidade do IMA segue um cronograma prévio de coletas garantindo transparência e publicidade ao processo. Assim, qualquer cidadão pode acompanhar quando será realizada a coleta em cada ponto, além das datas previstas para a emissão e divulgação dos relatórios.

Divulgação

À medida que as análises vão sendo concluídas pelo laboratório do IMA, o resultado do ponto é atualizado automaticamente e pode ser conferido no mapa do site: https://balneabilidade.ima.sc.gov.br/ e no Aplicativo CBMSC Cidadão.

Para acompanhar os resultados das coletas, basta clicar na bandeirinha do ponto de interesse e conferir no mapa do site o status da propriedade do ponto e a data da última coleta realizada no local.

O site também possui o menu histórico, um espaço de pesquisa onde é possível acessar localização, datas, horários, condições do vento, maré, entre outras informações que são registradas no momento da coleta e o histórico dos resultados da condição própria ou imprópria de cada ponto amostrado.

De outubro a março, o IMA realiza semanalmente o monitoramento da balneabilidade das praias catarinenses e, às sextas-feiras, divulga um release com o balanço da semana. Quando a sexta-feira coincide com feriado ou ponto facultativo, a publicação é antecipada. Já entre abril e setembro, tanto a pesquisa quanto a divulgação passam a ser mensais.

Fonte: Agência Catarinense de Notícias

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.