A cidade de Barra Velha, no Norte de Santa Catarina, decretou situação de emergência neste domingo (28) em razão das fortes chuvas registradas na noite de sábado (27). De acordo com a prefeitura, foram 70 milímetros de precipitação em apenas 40 minutos, volume que provocou alagamentos em diversas vias do município.
Os pontos de alagamento mobilizaram equipes do Corpo de Bombeiros, da assistência social e a ativação de um gabinete de crise. Ao todo, foram registradas 40 ocorrências relacionadas ao temporal, incluindo danos materiais em residências e comércios, perdas de bens e prejuízos a estruturas públicas, como postes, pontes e vias interditadas.
Conforme a Defesa Civil, as chuvas intensas acompanhadas de rajadas de vento alagaram várias residências e causaram destelhamento em duas casas. O município contabilizou oito pessoas desalojadas e 60 habitações afetadas. A situação de emergência foi decretada devido ao desastre caracterizado pela extrapolação da capacidade de escoamento dos sistemas de drenagem urbana, com acúmulo de água provocado pelas precipitações intensas.
Leia também: Defesa Civil atende 20 ocorrências devido ao temporal em Jaraguá do Sul