A Câmara Mirim de Joinville encerrou as atividades em 2025 com nove sessões, tendo ao todo, duas mesas diretoras. A 21ª legislatura participou de diversos eventos, formações e viagens. Ao todo foram 57 projetos de lei e 83 indicações.
O ano teve muito aproveitamento e o esforço dos jovens foi reconhecido. Com a vinda do troféu “Case de Sucesso”, a participação de 10 vereadores mirins no Congresso Nacional em Brasília e o Prêmio Nacional Abel Digital, 2025 ficou marcado como um ano de conquistas.
Foi uma longa jornada de cursos como de oratória, seminários e participação dos encontros Regional e Estadual de vereadores mirins. Os mirins também realizaram uma audiência pública sobre democracia e cidadania, que reuniu 400 alunos na escola Thereza Mazzolli
A participação em atividades que exercitam os conceitos de política também foi algo importante para a formação dos jovens. Eventos como a 1ª Olimpíada da Educação Legislativa entre escolas dos vereadores mirins e visitas dos conselheiros mirins à Secretaria de Educação, formaram caráter e senso de política.
Viagens a outras cidades se tornaram um marco para o ano de 2025. Florianópolis, Guaramirim, Araquari, Pomerode e Penha foram destinos vistos pelos vereadores mirins. Outras visitas como agenda oficial com o prefeito de Joinville, uma visita à Alesc e a participação no cotidiano da Câmara de Vereadores fizeram parte do dia a dia dos mirins.
Despedida em sessão
Os discursos finais dos vereadores mirins carregaram doses de alegria e tristeza. Todos agradeceram os colegas e orientadores e contaram como a experiência de fazer parte da Câmara Mirim mudou suas vidas. “Nos tornamos uma família unida”, disse a vereadora mirim Carolina Maria Pinheiro Loureiro, a primeira a discursar durante a palavra livre.
“A 21ª Legislatura da Câmara Mirim Joinville encerrou um ciclo”, refletiu a coordenadora da Escola do Legislativo Juliana Filippe. “Isso pode ser triste, mas acredito que o destino tenha planos grandiosos para todos vocês”, completou.
Em seu discurso, a atual presidente da Mesa Diretora, Heloísa Reinert, argumentou que não houve tempo desperdiçado. O ano foi repleto de aprendizados e diversas vitórias. “Aproveitamos cada oportunidade que nos foi dada, nada passou em branco, tudo foi construção”, explicou.