Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Disfarces da inveja

Por: Luiz Carlos Prates

29/12/2025 - 07:12

Antes de entrar no assunto de hoje, vou dar umas voltas. Relembrar que o mundo está enlouquecido, raramente vamos encontrar uma pessoa equilibrada, calma e de bem com a vida. E essa vida é bem possível a qualquer pessoa, seja ela quem for e tenha ou não dinheiro no banco… Fico trêmulo quando leio ou ouço problemas mentais por que estão a passar muito jovens. Jovens, vida pela frente, mas amarrados ao nada de vidas vazias. Ontem, num encontro “razoavelmente” familiar, ousei falar e dizer do meu encanto por algumas pessoas idosas, bem idosas, que ou estão terminando um curso superior ou o estão iniciando. E falei de uma senhora, brasileira, de 82 anos que está cursando Medicina, segundo ano. Vi fotos dela e elogios à sua fibra e determinação. Quando acabei de lembrar dessa história, uma pessoa por perto fez beiço e meio que desprezou a senhora. Deixou pelas entrelinhas que essa senhora não deve estar batendo bem da cabeça… Fiquei buzina da vida, mas não “buzinei”, haveria briga. Entrei pela porta lateral do assunto, enfatizando minha admiração por quem não se deixa abater pela idade ou por qualquer e eventual problema na vida. A velha história de que vivo tratando por aqui em nossas conversas. Ter um propósito aos 82 anos, aos 90 anos, é um elixir fortificante na vida, é a gasolina do nosso motor espiritual. Sem esse “combustível” vamos passar os dias sentados, chorando o passado? E essa senhora, idosa, estudante de Medicina, com certeza não vai abrir um consultório, ela está se realizando e isso é o melhor na vida dela. E tem outra coisa, milhares de jovens, metidos a sebo, acham-se os tais, mas… Não passam no vestibular, vestibular que desejam. Por quê? Resposta óbvia: por falta de qualificação. É muito fácil jogarmos as pedras da nossa inveja nos outros, nos bem-sucedidos. Olhar para frente, encontrar um motivo por que lutar na vida, sair para a luta e realizar-se é o caminho da “nossa” felicidade. Não existe felicidade coletiva, existe energia positiva resultante da nossa felicidade. Essa energia bem que pode motivar pessoas, ótimo. É assim que nos realizamos na vida: inspirações, suor e o inabalável credo no Evangelho de Marcos, 9:23 – “Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê”. Mas jamais sentado…

VIDA

O que é ir longe na vida? Depende do ponto de vista pessoal. Ir longe pode ser ir até o Nepal e subir o Everest, também pode ser ficar rico, pode ser casar com a pessoa amada, pode ser o que quisermos, nós decididos, mas… Fique claro, não são os pés que nos levam longe, são nossos credos, nossa cabeça bem alinhavada. Tropeços na calçada da vida nada têm a ver com os pés, mas com a cabeça distraída. Vale para tudo.

MOTIVOS

Ela é bem conhecida, destacou-se num reality na tevê… Casou e descasou. E agora ela diz que casamentos nunca mais, deu, chega! Muitos podem pensar, coitada, casou com um cara que não valia a pena. Quem pensa assim, pensa errado: casamento errado é culpa de quem casou errado. A outra pessoa demonstrou em incontáveis vezes que não era o par ideal. Culpa de quem “não quis ver”. A maioria. Abrir os olhos faz bem.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

FALTA DIZER

Plantamos errado, colhemos sofrimentos, mas… Sempre culpando alguém. Casamento, trabalho, dinheiro, o que for, depende de nós, mas os frouxos não admitem isso, e sempre culpam alguém. Admitir as próprias fraquezas e fracassos é para os fortes. Raros, raríssimos…

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.