Hoje um sujeito que fale uma verdade é tido com louco, desdenhado. Vivemos num mundo enlouquecido, vale tudo e nunca antes o povo correu tanto atrás do vento como hoje. O que quero dizer? Apenas reafirmar o que alguns sábios dizem, verdades que nos devem fazer pensar, afinal, a verdade é para todos. Nossa conversa de hoje vem de longe, vem da Coréia do Sul, onde mora o filósofo Byung Chul Han. Esse pensador, na faixa dos 60+, diz que – “Ficar em casa é a forma mais lúcida de resistência. O silêncio do seu lar é o único lugar onde você ainda consegue se ouvir”. Byung, você bebeu? Isso que você está dizendo vai te servir de ordem de prisão no Brasil. Uma “loucura” absoluta. As pessoas estão dando um dedo, ou todos os dedos para sair, passear, arejar, como costumam dizer. A casa, o lar, é uma danação para a maioria. Desculpas de todo tipo: apartamento pequeno, casa velha, vizinhança chata, nada para fazer, tédio o tempo todo… É o que a maioria pensa e diz. E não esquecer que há muitos e muitos ricos absurdamente infelizes morando em casarões. Queixas contra o “apartamentinho” ou contra a “casa velha” são quase dogmas na sociedade de hoje, sem esquecer os resmungos contra familiares. Então, o problema não nos vem da casa, vem de nós mesmos, das nossas relações e, mais que tudo, da família. Então, não adianta mudar de casa se as pessoas não se mudarem antes, dentro de si mesmas, e não mudarem o modo de ver a paisagem da vida. Vamos imaginar: estamos em paz, temos um cantinho ali no apartamento, ou na casinha, um livro, uma música de paz para ouvir, uma arte para entreter, um Spa espiritual, enfim… Quem proíbe? Nós mesmos, ninguém mais. Não é a casa onde moramos que nos faz infelizes, somos nós com nossas cabeças pequenas. O filósofo coreano deve mesmo ter bebido… Ele disse que – o silêncio do seu lar é o único lugar onde você ainda consegue se ouvir… E quem é que quer se ouvir? Nós sabemos onde estão as nossas inquietações, mas fingimos não ver, e… pumba, a culpa é da casa onde moramos. Pobrezinha da casa, não tem culpa de nada e leva a culpa de tudo…
ESQUERDO
Volto ao assunto, me irrito com a estupidez. Por 25 anos rodei o mundo como narrador de futebol. E só no Brasil existe essa de jogadores trocando os passos para entrar em campo com o pé direito. Por que não com o esquerdo? Eles querem sorte… Será que esses “carpins sujos” gostariam de perder o pé canhoto num acidente? A Natureza é bipolar complementar. Entrar de pé direito é coisa típica de babacas das superstições. Sem falar nos levianos que beijam a bola antes de chutar um pênalti…
FELICIDADE
Este é o momento do ano quando mais as pessoas pensam em felicidade. Claro, para a maioria a felicidade está lá e então, em outro lugar e em outro momento. Coitadas. A felicidade está dentro de nós, de plantão, esperando nossa voz de comando para que ela dê as caras. Mas os parvos sempre colocam a felicidade no colo de alguém e em outro momento. Coitadas.
FALTA DIZER
Você vai sair, vai dar umas voltas, ir ao trabalho, ao supermercado, vai sair, enfim, mas… Duvido que encontre crianças e adolescentes nas ruas, duvido. É que essas crianças e adolescentes estão em casa, lendo, “devorando” os livros que ganharam de Natal da família. Que beleza. Virei humorista…